Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3344
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKiss, Claudete-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744696H1por
dc.contributor.advisor1Ramos, Maurivan Güntzel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:29Z-
dc.date.available2006-11-30-
dc.date.issued2006-09-29-
dc.identifier.citationKISS, Claudete. Grupo de estudos : uma alternativa para qualificar a prática construtivista interacionista nas séries iniciais do ensino fundamental. 2006. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3344-
dc.description.resumoEste trabalho buscou investigar e descrever a evolução de um grupo de estudos em relação ao entendimento e à prática do construtivismo. A metodologia de pesquisa empregada foi a pesquisa-ação. Inicialmente, foram organizados temas relacionados às características do construtivismo. Esses temas abordam: uma análise histórica das tendências pedagógicas desde a Antiguidade até o construtivismo interacionista de Piaget e Vygotsky; o grupo de estudos como uma alternativa para qualificar a prática construtivista nas séries iniciais do ensino fundamental, incluindo a leitura e a discussão sobre essa teoria; a relação dos conhecimentos prévios com a construção de novos conhecimentos, com vistas à aprendizagem significativa; o papel do aluno que se torna sujeito no processo ensino-aprendizagem e o do professor que, enquanto sujeito afetivo, assume o papel de pesquisador e mediador; o processo de construção do conhecimento e a avaliação desse processo. A pesquisa realizou-se numa escola particular do município de Santo Ângelo e integraram o grupo de pesquisa quatro professoras regentes de turma, uma monitora e a professora de Espanhol, ambas das séries iniciais do ensino fundamental. As ações desenvolvidas ao longo das reuniões do grupo de estudos consistiram na identificação dos conhecimentos prévios das professoras sobre o construtivismo, no relato de situações práticas da docência dos sujeitos de pesquisa, em leituras, em discussões sobre o entendimento teórico dos membros do grupo e na análise de suas práticas. Foram empregados, como instrumentos de pesquisa, depoimentos escritos sobre a prática construtivista coletados no início e ao término do processo de investigação, bem como as transcrições das gravações das reuniões do grupo de estudos. A investigação permitiu concluir que o grupo de estudos é uma importante situação de aprendizagem, de socialização de conhecimentos e de experiências. Além de proporcionar a motivação para a pesquisa, caracteriza-se como um espaço, no qual os sujeitos de pesquisa podem refletir sobre a própria prática, reavaliando o trabalho que realizam, buscando novas possibilidades para atender à diversidade da sala de aula e reconhecendo que o construtivismo contribui para superar o ensino tradicional. No entanto, exige desacomodação do aluno e do professor. O grupo de estudos atua como uma alternativa para qualificar a prática construtivista interacionista nas séries iniciais do ensino fundamental.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 385125.pdf: 686150 bytes, checksum: e81d679f82ecf1f1e9e05f2183e6f001 (MD5) Previous issue date: 2006-09-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12675/385125.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCONSTRUTIVISMOpor
dc.subjectENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectAPRENDIZAGEM ESCOLARpor
dc.subjectPRÁTICA DE ENSINOpor
dc.subjectGRUPOS - EDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleGrupo de estudos : uma alternativa para qualificar a prática construtivista interacionista nas séries iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
385125.pdfTexto Completo670,07 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.