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Tipo do documento: Dissertação
Título: A ubiquidade do e-commerce : um estudo das categorias de transformação de comunicação e interfaces do comércio digital
Autor: Masera, Leonardo 
Primeiro orientador: Pellanda, Eduardo Campos
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo discorrer sobre as fronteiras das interfaces e formatos de e-commerce em um contexto de comunicação ubíqua. Para embasar este questionamento, será apresentado linha do tempo construída sobre o passado e presente das interfaces. Sendo propositalmente excluído o tempo futuro desse recorte, pois, como é melhor argumentado no decorrer da pesquisa, apresenta enorme estagnação. Serão expostas referências e discutido sobre o conceito de e-commerce, junto às interfaces e barreiras que o comércio digital já apresentou. Iniciando uma aprofundada explicação sobre o que é e-commerce e então partindo para o ecossistema digital das interfaces iguais e espaços digitais. Seguindo dessa ubiquidade de transformações que ocorreram ao longo desse apanhado de informações apresentadas sobre interfaces e e-commerce, este trabalho se dedica a identificar e exemplificar categorias de transformação do e-commerce. Estas, que foram classificadas em quatro diferentes tipos, sendo respectivamente: Categoria A - Estado Digital, Categoria B - Plataforma, Categoria C - Interface e Categoria D - Conteúdo. E os exemplos de e-commerce que vão ser analisados são: Amazon, Apple, iFood, Spotify, Uber, Substack, PlayStation Store, Steam e OnlyFans. Como âncora para toda essa dissertação, foram utilizados os autores: Andrade (2016), Bolter (2000), Calazans (2016), Cardoso (2016), Dantas (2016), Dijck (2013), Garrett (2011), Grusin (2000), Johnson (1997), Joia (2008), King (2016), Laudon (2016, 2017 e 2018), Lee (2016), Lévy (1996), Liang (2016), Mariano (2022), Mendonça (2016), Mendoza (2013), Messeder (2016), Montardo (2019), Norman (2016 e 1988), Oliveira (2008), Simoes (2016), Streck (2020), Traver (2016, 2017 e 2018), Turban (2016), Turban (2016), Viana (2022) e West (2022
Abstract: This dissertation aims to discuss the boundaries of e-commerce interfaces and formats in a context of ubiquitous communication. To support this questioning, a timeline built on the past and present of the interfaces will be presented. The future tense was purposely excluded from this clipping, because, as it is better argued in the course of the research, it presents enormous stagnation. References will be exposed and the concept of e-commerce will be discussed, along with the interfaces and barriers that digital commerce has already presented. Starting with an in-depth explanation of what e-commerce is and then moving on to the digital ecosystem of equal interfaces and digital spaces. Following this ubiquity of transformations that occurred throughout this collection of information presented about interfaces and e-commerce, this work is dedicated to identifying and exemplifying categories of e-commerce transformation. These, which were classified into four different types, respectively: Category A - Digital State, Category B - Platform, Category C – Interface and Category D - Content. And the e-commerce examples that will be analyzed are: Amazon, Apple, iFood, Spotify, Uber, Substack, PlayStation Store, Steam and OnlyFans. As an anchor for this entire dissertation, the following authors were used: Andrade (2016), Bolter (2000), Calazans (2016), Cardoso (2016), Dantas (2016), Dijck (2013), Garrett (2011), Grusin (2000), Johnson (1997), Joia (2008), King (2016), Laudon (2016, 2017 e 2018), Lee (2016), Lévy (1996), Liang (2016), Mariano (2022), Mendonça (2016), Mendoza (2013), Messeder (2016), Montardo (2019), Norman (2016 e 1988), Oliveira (2008), Simoes (2016), Streck (2020), Traver (2016, 2017 e 2018), Turban (2016), Turban (2016), Viana (2022) e West (2022).
Palavras-chave: Comunicação
E-commerce
Ubiquidade
Categorias
Interface
Communication
E-commerce
Ubiquity
Categories
Interface
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Comunicação, Arte e Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10954
Data de defesa: 13-Jul-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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