Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMasera, Leonardo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3857043784555367por
dc.contributor.advisor1Pellanda, Eduardo Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8142672413873390por
dc.date.accessioned2023-08-15T19:30:54Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10954-
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo discorrer sobre as fronteiras das interfaces e formatos de e-commerce em um contexto de comunicação ubíqua. Para embasar este questionamento, será apresentado linha do tempo construída sobre o passado e presente das interfaces. Sendo propositalmente excluído o tempo futuro desse recorte, pois, como é melhor argumentado no decorrer da pesquisa, apresenta enorme estagnação. Serão expostas referências e discutido sobre o conceito de e-commerce, junto às interfaces e barreiras que o comércio digital já apresentou. Iniciando uma aprofundada explicação sobre o que é e-commerce e então partindo para o ecossistema digital das interfaces iguais e espaços digitais. Seguindo dessa ubiquidade de transformações que ocorreram ao longo desse apanhado de informações apresentadas sobre interfaces e e-commerce, este trabalho se dedica a identificar e exemplificar categorias de transformação do e-commerce. Estas, que foram classificadas em quatro diferentes tipos, sendo respectivamente: Categoria A - Estado Digital, Categoria B - Plataforma, Categoria C - Interface e Categoria D - Conteúdo. E os exemplos de e-commerce que vão ser analisados são: Amazon, Apple, iFood, Spotify, Uber, Substack, PlayStation Store, Steam e OnlyFans. Como âncora para toda essa dissertação, foram utilizados os autores: Andrade (2016), Bolter (2000), Calazans (2016), Cardoso (2016), Dantas (2016), Dijck (2013), Garrett (2011), Grusin (2000), Johnson (1997), Joia (2008), King (2016), Laudon (2016, 2017 e 2018), Lee (2016), Lévy (1996), Liang (2016), Mariano (2022), Mendonça (2016), Mendoza (2013), Messeder (2016), Montardo (2019), Norman (2016 e 1988), Oliveira (2008), Simoes (2016), Streck (2020), Traver (2016, 2017 e 2018), Turban (2016), Turban (2016), Viana (2022) e West (2022por
dc.description.abstractThis dissertation aims to discuss the boundaries of e-commerce interfaces and formats in a context of ubiquitous communication. To support this questioning, a timeline built on the past and present of the interfaces will be presented. The future tense was purposely excluded from this clipping, because, as it is better argued in the course of the research, it presents enormous stagnation. References will be exposed and the concept of e-commerce will be discussed, along with the interfaces and barriers that digital commerce has already presented. Starting with an in-depth explanation of what e-commerce is and then moving on to the digital ecosystem of equal interfaces and digital spaces. Following this ubiquity of transformations that occurred throughout this collection of information presented about interfaces and e-commerce, this work is dedicated to identifying and exemplifying categories of e-commerce transformation. These, which were classified into four different types, respectively: Category A - Digital State, Category B - Platform, Category C – Interface and Category D - Content. And the e-commerce examples that will be analyzed are: Amazon, Apple, iFood, Spotify, Uber, Substack, PlayStation Store, Steam and OnlyFans. As an anchor for this entire dissertation, the following authors were used: Andrade (2016), Bolter (2000), Calazans (2016), Cardoso (2016), Dantas (2016), Dijck (2013), Garrett (2011), Grusin (2000), Johnson (1997), Joia (2008), King (2016), Laudon (2016, 2017 e 2018), Lee (2016), Lévy (1996), Liang (2016), Mariano (2022), Mendonça (2016), Mendoza (2013), Messeder (2016), Montardo (2019), Norman (2016 e 1988), Oliveira (2008), Simoes (2016), Streck (2020), Traver (2016, 2017 e 2018), Turban (2016), Turban (2016), Viana (2022) e West (2022).eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2023-08-15T15:14:22Z No. of bitstreams: 1 Leonardo Masera - Dissertação.pdf: 17127401 bytes, checksum: 7afb72ff119593fa6c3e4af31ed80b96 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2023-08-15T19:23:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Leonardo Masera - Dissertação.pdf: 17127401 bytes, checksum: 7afb72ff119593fa6c3e4af31ed80b96 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-15T19:30:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leonardo Masera - Dissertação.pdf: 17127401 bytes, checksum: 7afb72ff119593fa6c3e4af31ed80b96 (MD5) Previous issue date: 2023-07-13eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/188703/Leonardo%20Masera%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/188717/DIS_LEONARDO_MASERA_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectE-commercepor
dc.subjectUbiquidadepor
dc.subjectCategoriaspor
dc.subjectInterfacepor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectE-commerceeng
dc.subjectUbiquityeng
dc.subjectCategorieseng
dc.subjectInterfaceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA ubiquidade do e-commerce : um estudo das categorias de transformação de comunicação e interfaces do comércio digitalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_LEONARDO_MASERA_COMPLETO.pdfLEONARDO_MASERA_DIS2,61 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.