Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Cíntia Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3351567529445764por
dc.contributor.advisor1Hübner, Lilian Cristine-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4814925793637987por
dc.date.accessioned2020-11-23T18:42:55Z-
dc.date.issued2020-08-27-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9433-
dc.description.resumoCom o aumento da expectativa de vida e, assim, o crescimento da população idosa, seria inevitável que as dificuldades relacionadas a questões físicas, sociais e cognitivas deste público ficassem ainda mais evidentes, nacional e mundialmente. Uma delas é o aumento nos casos das doenças demenciais, pois a tendência em se desenvolver demência aumenta com o avanço da idade. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo trazer uma discussão sobre o papel das reservas cognitivas e analisar de que forma fatores como a escolaridade e hábitos de leitura e de escrita podem auxiliar em uma preservação da cognição e da linguagem no envelhecimento. Para isso, foram abordados, neste estudo, os tipos de demência, com ênfase na Doença de Alzheimer, responsável por até 60% dos casos. Além disso, foram apresentados dados sobre as políticas públicas existentes para essa faixa etária no país, seguindo-se as discussões sobre o impacto da leitura, escrita e escolaridade na preservação da linguagem e da cognição no envelhecimento, fatores estes integrantes das reservas cognitivas. Como resultados, verificou-se a necessidade de atualização e a criação de políticas públicas de prevenção e o desenvolvimento de estratégias para que haja um retardo nos novos casos de doenças demenciais. Considerando que a escolaridade, assim como hábitos de leitura e escrita, aspectos ainda pouco estudados, podem auxiliar na construção da reserva cognitiva e ser uma ferramenta para colaborar no cumprimento dessas estratégias, ressalta-se a importância desta temática, a fim de prevenir ou amenizar o desenvolvimento de doenças demenciais futuramente.por
dc.description.abstractWith the increase in life expectancy due to the growth of the elderly population, it would be inevitable that the difficulties related to physical, social and cognitive issues of this population would become even more evident, nationally and worldwide. One of them is the increase in cases of dementia, as the tendency to develop dementia increases with advancing age. Therefore, this study aimed to bring up a discussion about the role of cognitive reserves and how factors such as education and reading and writing habits can help to preserve cognition and language in aging. For reach this aim, the types of dementia were addressed in this study, with an emphasis on Alzheimer's Disease, responsible for up to 60% of cases. In addition, data on existing public policies for this age group in our country were presented, followed by discussions on the impact of reading, writing and schooling on the preservation of language and cognition in aging, factors that are part of cognitive reserves. Results showed that there is a need for updating and the creation of public prevention policies and the development of strategies so that there is a delay in new cases of dementia diseases. Considering that education, as well as reading and writing habits - aspects that have scarcely been studied - can help building cognitive reserve and be a tool to collaborate in the fulfillment of these strategies, the importance of this theme is emphasized, in order to prevent or minimize the development of dementia diseases in the future.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Letras ([email protected]) on 2020-10-28T21:05:45Z No. of bitstreams: 1 Dissertação -Cintia Alves Dias.pdf: 1051591 bytes, checksum: b98d2959c29e3f0b0914e4faadcb95f3 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Lucas Martins Kern ([email protected]), reason: Devolvido para ajuste conforme solicitado pela secretaria do PPG em 29/10/2020 on 2020-10-29T17:42:11Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Letras ([email protected]) on 2020-10-29T17:45:50Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Cintia Dias.pdf: 1051904 bytes, checksum: b7ea373095e02afa90dc7d394d49bf4e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2020-11-23T18:38:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Cintia Dias.pdf: 1051904 bytes, checksum: b7ea373095e02afa90dc7d394d49bf4e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-23T18:42:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Cintia Dias.pdf: 1051904 bytes, checksum: b7ea373095e02afa90dc7d394d49bf4e (MD5) Previous issue date: 2020-08-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/179630/Dissertac%cc%a7a%cc%83o_Cintia%20Dias.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReservas Cognitivaspor
dc.subjectHábitos de Leitura e Escritapor
dc.subjectDoenças Demenciaispor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectDoença de Alzheimerpor
dc.subjectCognitive Reserveeng
dc.subjectReading and Writing Habitseng
dc.subjectDementia Diseaseseng
dc.subjectPublic Policieseng
dc.subjectAlzheimer’s Diseaseeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleReservas cognitivas no envelhecimento típico e com declínio cognitivo : ênfase na leitura e na escolaridadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Cintia Dias.pdfCINTIA_ALVES_DIAS_DIS1,03 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.