Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Romilson do Carmo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9329746973847734por
dc.contributor.advisor1Marquetti, Adalmir Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3474246821206609por
dc.date.accessioned2019-08-28T11:44:17Z-
dc.date.issued2019-04-25-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8852-
dc.description.resumoEsta tese é composta por três ensaios sobre educação, desigualdades raciais e políticas de ações afirmativas. Na preparação dos testes estatísticos e nas estimações dos modelos foram utilizados os seguintes microdados: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2014, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para os anos de 2015 e 2017. No primeiro ensaio buscou-se encontrar evidências do efeito do background familiar como componente determinante para o sucesso dos indivíduos. O estudo investigou o efeito da origem da família composta por variáveis, como renda mensal familiar e o histórico da escolaridade dos pais sobre o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Para isso, estimou-se o modelo de equações simultâneas, combinando com os procedimentos adotados por Klein e Vella (2010). Os resultados evidenciam que o background familiar exerce grande influência no desempenho dos estudantes. No segundo ensaio, buscou-se investigar os fatores diversos que explicam a diferença de rendimentos entre negros e brancos no mercado de trabalho brasileiro. Utilizou-se ainda a decomposição de Oaxaca-Blinder (1973), aplicando um modelo econométrico baseado na equação de rendimentos de Mincer (1974). Os resultados apontaram evidências de que a desigualdade salarial no mercado de trabalho possa ser explicada por diferença de atributos produtivos e pelo peso do componente da discriminação racial. No terceiro ensaio, o objetivo foi analisar o efeito das Políticas de Ações Afirmativas para negros e pobres nas universidades públicas, tendo como variável de impacto a nota dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no ano de 2015. Identificar o impacto da política significa, avaliar os efeitos do programa sobre a população alvo, tendo a intenção de estabelecer uma relação de causalidade entre a aplicação da política e as alterações nas condições sociais. Utilizou-se o método quase experimental como estratégia para construir o grupo de tratamento, com auxílio de técnicas econométricas, levando em consideração algumas variáveis observáveis que entram no modelo como variáveis de controle, como: sexo, idade, raça, escolaridade da mãe, escolaridade do pai, trabalho, recebe bolsa, horas de estudos e pessoas moram. Os resultados encontrados evidenciam que as políticas de ações afirmativas possuem o efeito em elevar o desempenho dos estudantes cotistas, quando comparados aos não cotistas.por
dc.description.abstractThis thesis is composed of three essays on education, racial inequalities and affirmative action policies. In the preparation of statistical tests and model estimates, the following microdata were used: National Household Sample Survey (PNAD) of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) for 2014, National Student Performance Examination (ENADE) of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) for the years 2015 and 2017. The first essay sought to find evidence of the effect of the family background as a determining component for the success of individuals. The study investigated the effect of family origin composed of variables such as family monthly income and the history of parents' schooling on the performance of students in the National Student Performance Examination (ENADE). For this, the model of simultaneous equations was estimated, combining with the procedures adopted by Klein and Vella (2010). The results show that the family background exerts a great influence on student performance. In the second essay, we sought to investigate the different factors that explain the income gap between blacks and whites in the Brazilian labor market. Using the Oaxaca-Blinder decomposition (1973) applying an econometric model based on the income equation of Mincer (1974). The results showed evidence that wage inequality in the labor market explained by differences in productive attributes and by the weight of the component of racial discrimination. In the third essay, the objective was to analyze the effect of Affirmative Action Policies for blacks and poor people in public universities, having as impact variable the students' score in the National Student Performance Examination (ENADE) in the year 2015. Identify the impact of the policy means assessing the effects of the program on the target population and intends to establish a causal relationship between policy implementation and changes in social conditions. The quasi-experimental method was used as a strategy to construct the treatment group, with the aid of econometric techniques, taking into account some observable variables that enter into the model as control variables, such as sex, age, race, mother's education, schooling work, receive scholarship, study hours and people live. The results show that affirmative action policies have the effect of raising the performance of quota students, when compared to non-quota holders.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Economia do desenvolvimento ([email protected]) on 2019-08-22T22:14:14Z No. of bitstreams: 1 ROMILSON_DO_CARMO_MOREIRA_TES.pdf: 1453394 bytes, checksum: 63ebc615e7dc51afad63c1791b9b55b1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-08-28T11:37:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROMILSON_DO_CARMO_MOREIRA_TES.pdf: 1453394 bytes, checksum: 63ebc615e7dc51afad63c1791b9b55b1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-28T11:44:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROMILSON_DO_CARMO_MOREIRA_TES.pdf: 1453394 bytes, checksum: 63ebc615e7dc51afad63c1791b9b55b1 (MD5) Previous issue date: 2019-04-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/176233/ROMILSON_DO_CARMO_MOREIRA_TES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Negóciospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimentopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBackground Familiarpor
dc.subjectDesigualdade Racialpor
dc.subjectAções Afirmativaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titleTrês ensaios sobre educação, desigualdades raciais e políticas de ações afirmativaspor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROMILSON_DO_CARMO_MOREIRA_TES.pdfROMILSON_DO_CARMO_MOREIRA_TES1,42 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.