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dc.creatorBencke, Diane Blank-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7640390311424260por
dc.contributor.advisor1Hübner, Lilian Cristine-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4814925793637987por
dc.date.accessioned2019-01-30T12:05:19Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8427-
dc.description.resumoEste estudo teve como aporte teórico os conceitos de metacognição (monitoramento de qualquer iniciativa cognitiva), funções executivas (FEs), (conjunto de habilidades e capacidades voltadas à execução de um objetivo) e a proficiência leitora, competência em compreensão leitora (processo por meio do qual estratégias cognitivas e metacognitivas e habilidades necessárias para construção de sentidos são colocadas em ação), de acordo com teóricos como Flavell (1981), Kato (1985) e Kleiman (1998). Uma das atividades cognitivas em que a metacognição pode se evidenciar é na leitura, através da consciência metacognitiva de estratégias de leitura e do emprego de estratégias metacognitivas leitoras, as quais envolvem consciência, controle e intencionalidade no propósito da leitura. A metacognição pode se relacionar à proficiência leitora, há estudos que evidenciam relação entre proficiência leitora e desempenho em alguns componentes das FES, como memória de trabalho (MT), inibição, atenção e flexibilidade mental (DIAMOND, 2013). Componentes de FEs são potencializados em bilíngues, segundo alguns estudos sobre vantagem bilíngue, construto não consensual que versa sobre a melhor performance de bilíngues em relação a monolíngues. Considerando esses aspectos teóricos, qual fator mais impacta na metacognição na leitura em L1, Português (P): a proficiência leitora em L1 e L2 (Inglês – I), o status monolíngue ou bilíngue - ou habilidades em FEs? Para responder a essa pergunta de pesquisa, realizou-se um estudo empírico cujo objetivo geral era verificar o fator de maior influência. O estudo foi conduzido com 54 universitários, de idade média de 25,8 anos, divididos em quatro grupos mutuamente exclusivos, de alta e baixa proficiências leitoras em P e I, os quais realizaram os seguintes testes: a) a escala likert de autorrelato de consciência metacognitiva de estratégias de leitura de Mokhtari e Reichard (2002) – MARSI - Metacognitive Awareness of Reading Strategies Inventory; b) o instrumento de compreensão leitora e avaliação do uso de estratégias elaborado pela autora, com emprego do método de protocolo retrospectivo escrito; c) as tarefas de funções executivas: Span de palavras (FONSECA; SALES; PARENTE, 2009) Span de dígitos (WESCHLER, 1997) e o Teste de Trilhas (RABELO et al., 2010). Observou-se correlação entre MARSI e categorias de estratégias com proficiência leitora em L1 e L2, bem como entre categorias de estratégias e FEs, porém não entre MARSI e FEs. O construto proficiência leitora em L1 e L2 mostrou mais impacto do que FES em metacognição na leitura em L1. Os resultados foram discutidos à luz das hipóteses, com base na fundamentação teórica e revisão da literatura. Espera-se que os dados desta pesquisa possam contribuir para destacar a importância do papel da consciência metacognitiva nos processos leitores, e, especialmente, do desenvolvimento da proficiência leitora em língua materna.por
dc.description.abstractThis study has adopted the underlying theoretical concepts of metacognition (monitoring of any cognitive initiative), executive functions (set of skills and abilities aimed at the execution of a goal) and reading proficiency, competence in reading comprehension (the process by which cognitive and metacognitive strategies and skills required to construct meanings are put into action), in accordance to researchers as Flavell (1981), Kato (1985) and Kleiman (1998). One of the cognitive activities in that metacognition may be evident is in reading, through metacognitive awareness of reading strategies and the use of metacognitive reading strategies, which involve conscience, control and intentionality in purpose of reading. Metacognition may relate to reading proficiency, there are studies that show relation between reading proficiency and performance in some components of executive functions (EFs), such as working memory, inhibition, attention and mental flexibility (DIAMOND, 2013). Components of Executive Functions (EFs) are enhanced in bilinguals according to some studies about bilingual advantage, a non consensual construct dealing with the best performance of bilinguals in relation to monolinguals. Considering these theoretical aspects, which factor can better explain metacognition in reading in first language (Portuguese): reading proficiency in L1 (Portuguese) and L2 (English) - monolingual or bilingual status – or habilities in EFs? To answer that research question, it was carried out an empirical study whose general objective was to verify the factor of greater influence. The study was conducted with 54 university students, average age of 25.8 years, divided into four mutually exclusive groups of high and low proficiency reading levels in Portuguese and English, which carried out the following tests: a) the selfreport likert scale of Mokthari and Reichard (2002) – MARSI - Metacognitive Awareness of Reading Strategies Inventory, b) the comprehension test and evaluation of the use of strategies designed by the author, from a verbal written retrospective protocol; c) EFs tasks: Digit Span (WECHSLER, 1997), Wordspan (FONSECA; SALES; PARENTE, 2009; WESCHLER, 1997) and Trail Making Test (RABELO et al., 2010). Correlation was observed between MARSI and strategies in L1 and L2 reading proficiency, as well as between strategies and EFs, but not between MARSI and EFs. Reading proficiency in L1 and L2 showed more impact than EFs on metacognition in reading in L1. Results were discussed in the light of assumptions based on conceptual framework and literature review. It is expected that the data of this research may contribute to highlight the importance of the role of metacognitive awareness of reading processes and of the development of reading proficiency in mother tongue.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Letras ([email protected]) on 2019-01-22T19:13:11Z No. of bitstreams: 1 TESE - Diane.pdf: 2275491 bytes, checksum: 7848b6a9cc1ed47f63fd094c63d93998 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-01-30T11:53:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE - Diane.pdf: 2275491 bytes, checksum: 7848b6a9cc1ed47f63fd094c63d93998 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-30T12:05:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE - Diane.pdf: 2275491 bytes, checksum: 7848b6a9cc1ed47f63fd094c63d93998 (MD5) Previous issue date: 2018-08-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/174018/TES_DIANE_BLANK_BENCKE_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/189773/TES_DIANE_BLANK_BENCKE_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetacogniçãopor
dc.subjectCompreensão Leitorapor
dc.subjectProficiência Leitorapor
dc.subjectBilinguismopor
dc.subjectFunções Executivaspor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA metacognição em leitura e sua relação com funções executivas e proficiência leitora em L1 e L2por
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo60 mesespor
dc.restricao.dataliberacao30/01/2024por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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