Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/697
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Hillesheim, Betina | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701550Y3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Guareschi, Neuza Maria de Fátima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783630D9 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:21:40Z | - |
dc.date.available | 2006-12-28 | - |
dc.date.issued | 2006-12-07 | - |
dc.identifier.citation | HILLESHEIM, Betina. Entre a literatura e o infantil : uma infância. 2006. 136 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/697 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa busca compreender as articulações entre a literatura infantil e a infância, a partir da literatura infantil brasileira contemporânea. Para isto, problematiza-se a adjetivação infantil e seu entrelaçamento com um projeto pedagógico para a infância, o que lhe confere um estatuto menor como literatura. Entretanto, busca-se a inversão do termo menor, dimensionando-o não como inferioridade, mas como potência e possibilidade de resistência. Deste modo, procede-se a análise de alguns livros infantis, buscando apontar a ambigüidade desta produção literária: por um lado, investimento dos saberes-poderes modernos sobre a infância; por outro, invenção de novos mundos. Para essa discussão, este trabalho pautou-se especialmente em Foucault, Deleuze e Guattari, com o propósito de refletir sobre as complexas relações entre os projetos pedagógico e estético presentes na literatura infantil e de que modo a mesma delineia a infância. Portanto, a partir dos discursos sobre o infantil, volta-se para a produção de modos de existência, isto é, para as práticas que permitem ver, falar e viver a infância de determinadas formas, construindo modos de ser e estar no mundo. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 385853.pdf: 778542 bytes, checksum: f906aa4d4b512295e9fc32a26f59d6e4 (MD5) Previous issue date: 2006-12-07 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7188/385853.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PSICOLOGIA INFANTIL | por |
dc.subject | LITERATURA INFANTIL - ASPECTOS PSICOLÓGICOS | por |
dc.subject | LIVROS E LITERATURA PARA CRIANÇAS | por |
dc.subject | SIMBOLISMO (LITERATURA) | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.title | Entre a literatura e o infantil : uma infância | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
385853.pdf | Texto Completo | 760,29 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.