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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/645
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Zamel, Eduardo | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260308J4 | por |
dc.contributor.advisor1 | Werlang, Blanca Susana Guevara | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792671D2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:21:29Z | - |
dc.date.available | 2009-03-24 | - |
dc.date.issued | 2009-01-14 | - |
dc.identifier.citation | ZAMEL, Eduardo. Características sociodemográficas e de personalidade de uma amostra de motociclistas profissionais da cidade de Porto Alegre. 2009. 82 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/645 | - |
dc.description.resumo | Com a velocidade, agilidade e rapidez adquirindo status de bem de consumo surgiram no cenário dos centros urbanos os motociclistas profissionais. Estes se transformaram não somente numa opção, mas, sobretudo, numa resposta à necessidade estabelecida na sociedade contemporânea. Estes profissionais, também conhecidos como motoboys, utilizam as vias das grandes cidades como locais de trabalho e fonte de sustento. Realizando serviços de coleta e entrega de produtos dos mais variados segmentos, estes indivíduos estão sujeitos a intempéries e estresses constantes, devido principalmente à situação do trânsito das grandes cidades. Diversos setores da saúde tem se esforçado para contribuir com programas de prevenção no intuito de diminuir os índices de acidentes e violência no trânsito. Estudos na área da Psicologia têm contribuído para a compreensão dos comportamentos envolvidos na condução de veículos. Esta Dissertação tem o objetivo de identificar as características sociodemográficas e de personalidade de uma amostra de motociclistas profissionais que atuam na cidade de Porto Alegre. Para isto, a presente Dissertação foi organizada em duas seções: uma teórica e outra empírica. A seção teórica refere-se à elaboração de uma revisão de literatura a respeito dos motociclistas profissionais, apresentando, mais especificamente, os fatores socioeconômicos que contribuíram para o surgimento destes profissionais e, posteriormente, as contribuições da psicologia relacionadas ao contexto do trânsito. Descreve, ainda, alguns dos processos psicológicos vinculados à condução, assim como, fatores de personalidade que influenciam o comportamento no trânsito. Chama-se a atenção nesta seção para achados científicos relacionando fatores de personalidade a acidentes e infrações de trânsito. Dentre todos, destaca-se o Modelo dos Cinco Grande Fatores conhecidos como Neuroticismo, Extroversão, Socialização, Realização e Abertura para novas experiências. A segunda seção, de cunho empírico, objetiva, através de uma metodologia quantitativa, estabelecer o perfil sociodemográfico e de personalidade de uma amostra de motociclistas profissionais que trabalham na cidade de Porto Alegre. A amostra foi constituída por 106 indivíduos do gênero masculino e feminino, maiores de 18 anos, sem restrição de raça, nível socioeconômico e escolaridade. Utilizou-se uma Ficha de Dados Pessoais e Sócio- Demográficos e quatro instrumentos de avaliação psicológica: a Escala Fatorial de Extroversão (EFE), a Escala Fatorial de Socialização (EFS), a Escala Fatorial de Neuroticismo (EFN) e o Inventario de Expressão de Raiva como Estado e Traço - Staxi. Os resultados apontam para um perfil sociodemográfico de pessoas predominantemente do gênero masculino, com escolaridade completa ou incompleta no ensino médio e com família constituída. Estes profissionais, em sua maioria, trabalham nesta atividade há mais de quatro anos, percorrem uma média de 156,42 km por dia e já se envolveram em algum tipo de acidente no trânsito. Em termos de personalidade, observou-se indivíduos com escores medianos nos fatores extroversão, socialização e neuroticismo e escores baixos na mensuração da raiva. Os motociclistas profissionais que participaram desta pesquisa possuem níveis adequados quanto à quantidade de interação com outras pessoas, quanto à qualidade ou modo que ocorrem essas mesmas interações interpessoais, parecendo ser sujeitos calmos, relaxados e estáveis emocionalmente e não vivenciam de forma intensa sentimentos de raiva | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410375.pdf: 509747 bytes, checksum: 45a6dc600ca4507a559b93513fef21ba (MD5) Previous issue date: 2009-01-14 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7074/410375.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PSICOLOGIA CLÍNICA | por |
dc.subject | PERSONALIDADE E PROFISSÃO | por |
dc.subject | TRÂNSITO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.title | Características sociodemográficas e de personalidade de uma amostra de motociclistas profissionais da cidade de Porto Alegre | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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410375.pdf | Texto Completo | 497,8 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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