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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Sara Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785243A7#Formacaoacademica/Titulacaopor
dc.contributor.advisor1Castro, Marta Luz Sisson de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:53Z-
dc.date.available2007-06-04-
dc.date.issued2007-01-10-
dc.identifier.citationCARDOSO, Sara Oliveira. Jovens mulheres : identidades, vivências e transgressões. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3834-
dc.description.resumoEste estudo problematizou a construção das identidades de jovens mulheres com vivência de ato infracional em Porto Alegre/RS. Os objetivos foram compreender quais os grupos a que as jovens pertencem, quais suas vivências significativas, como percebem a condição da mulher e que projetos têm para suas vidas. O método utilizado foi o qualitativo e a coleta de dados feita através de entrevistas com sete jovens, selecionadas a partir de perfil quantitativo levantado em Banco de Dados da Prefeitura. Os dados foram submetidos à análise textual que gerou as seguintes categorias: os espaços de pertencimento, em que foram analisados a família, a escola, a igreja e o lazer; a condição de gênero, em que foram analisados a diferença entre meninos e meninas, o companheiro e a maternidade; a violência, em que foram analisados a violência social, o ato infracional das jovens e as brigas entre as gurias. A pesquisa constatou que as identidades das jovens são construídas no trânsito pelos diversos pertencimentos, entre a esfera pública e a privada, com vivências significativas. Vivências afetadas pela condição de gênero, pela condição socioeconômica, a idade em que se situam e o contexto da sociedade complexa a que as jovens dão sentido próprio, delineando identidades múltiplas, dinâmicas, plurais e relacionais. Suas experiências foram percebidas através de ações invisíveis e transgressoras, na medida em que respondem a formas de se colocar no mundo com significações próprias face a contemporaneidade e seus padrões de comportamento.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390626.pdf: 385883 bytes, checksum: 28806057871970ea39547c084695826a (MD5) Previous issue date: 2007-01-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12985/390626.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subjectIDENTIDADE (PSICOLOGIA)por
dc.subjectIDENTIDADE SOCIALpor
dc.subjectMULHERES - EDUCAÇÃOpor
dc.subjectRELAÇÕES DE GÊNEROpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleJovens mulheres : identidades, vivências e transgressõespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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