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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3834
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Cardoso, Sara Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785243A7#Formacaoacademica/Titulacao | por |
dc.contributor.advisor1 | Castro, Marta Luz Sisson de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:53Z | - |
dc.date.available | 2007-06-04 | - |
dc.date.issued | 2007-01-10 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Sara Oliveira. Jovens mulheres : identidades, vivências e transgressões. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3834 | - |
dc.description.resumo | Este estudo problematizou a construção das identidades de jovens mulheres com vivência de ato infracional em Porto Alegre/RS. Os objetivos foram compreender quais os grupos a que as jovens pertencem, quais suas vivências significativas, como percebem a condição da mulher e que projetos têm para suas vidas. O método utilizado foi o qualitativo e a coleta de dados feita através de entrevistas com sete jovens, selecionadas a partir de perfil quantitativo levantado em Banco de Dados da Prefeitura. Os dados foram submetidos à análise textual que gerou as seguintes categorias: os espaços de pertencimento, em que foram analisados a família, a escola, a igreja e o lazer; a condição de gênero, em que foram analisados a diferença entre meninos e meninas, o companheiro e a maternidade; a violência, em que foram analisados a violência social, o ato infracional das jovens e as brigas entre as gurias. A pesquisa constatou que as identidades das jovens são construídas no trânsito pelos diversos pertencimentos, entre a esfera pública e a privada, com vivências significativas. Vivências afetadas pela condição de gênero, pela condição socioeconômica, a idade em que se situam e o contexto da sociedade complexa a que as jovens dão sentido próprio, delineando identidades múltiplas, dinâmicas, plurais e relacionais. Suas experiências foram percebidas através de ações invisíveis e transgressoras, na medida em que respondem a formas de se colocar no mundo com significações próprias face a contemporaneidade e seus padrões de comportamento. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390626.pdf: 385883 bytes, checksum: 28806057871970ea39547c084695826a (MD5) Previous issue date: 2007-01-10 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12985/390626.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.subject | IDENTIDADE (PSICOLOGIA) | por |
dc.subject | IDENTIDADE SOCIAL | por |
dc.subject | MULHERES - EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | RELAÇÕES DE GÊNERO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Jovens mulheres : identidades, vivências e transgressões | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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390626.pdf | Texto Completo | 376,84 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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