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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3497
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Moreira, Rosângela da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509067A5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Hillebrand, Vicente | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709254T3 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:13:11Z | - |
dc.date.available | 2007-05-17 | - |
dc.date.issued | 2007-03-23 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Rosângela da Silva. Relações interpessoais no ensino médio na percepção de um grupo de professores. 2007. 191 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3497 | - |
dc.description.resumo | Em sala de aula, complexo espaço de convivência entre docentes e discentes, há um cenário repleto de fatos concernentes à educação, acontecimentos, às vezes inusitados, estudos constantes, pesquisas instigantes, conflitos inevitáveis, teorias e prioridades onde se inserem os professores e os alunos. Assim, ambos encerram diferentes leituras do mundo para que possam compartilhar, embora cada um tenha suas necessidades relativas de acordo com seu percurso de vida, as suas características pessoais e sociais. Nesse meio propício para uma investigação, encontra-se este trabalho - a dissertação - que objetiva compreender como se estabelecem as relações interpessoais entre professores e alunos numa escola cujos discentes, em grande maioria, trazem episódios de reprovação. O estudo é orientado por uma abordagem essencialmente qualitativa, objetivando valorizar os aspectos subjetivos da vivência dos pesquisados e a forma como os sujeitos interagem no desenvolvimento da aprendizagem. A análise das entrevistas no que tange à percepção dos entrevistados mostra que o tipo de relação que se estabelece entre professores, alunos e a aprendizagem são aspectos indissociáveis; revela também que o professor ensina a partir de suas concepções e crenças, não havendo um modelo de professor a ser seguido, mas, por outro lado, aponta que o essencial é aceitar a forma com que cada um vê o mundo na sua individualidade. O desenvolvimento da autonomia - uma peça chave para a aprendizagem - começa com o professor, solicitando das escolas um tratamento que faça com que os docentes participem ativamente sem encapsulá-los em modelos pré-determinados. Verificou-se que um trabalho docente comprometido, contextualizado e participativo requer dos professores preparo didático, uma educação continuada em ambientes propícios para o diálogo e com condições de infra-estrutura. No relato de alguns entrevistados, foram apontados conflitos, indicando a necessidade do respeito aos limites que essas convivências exigem e que qualificam os sujeitos para que possam mostrar-se mais, tomar decisões e assumir seus destinos individualmente e socialmente. Algumas evidências nos entrevistados apontam que ações docentes empenhadas em reforçar a auto-estima dos alunos em contextos que possam confrontá-los com os problemas reais, também contribuem com a sua aprendizagem colaborando para que necessidades não atingidas sejam superadas e abram espaço para novas perspectivas de futuro. No ambiente escolar, o ato de aprender envolve o universo do conhecimento, as vivências e experiências de seus integrantes, proporcionando a diferentes gerações conviverem compromissados com o saber, o fazer e o ser, elementos relevantes no desenvolvimento da autonomia e na construção de cidadãos autênticos | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 389893.pdf: 910107 bytes, checksum: ad20cf3c88315ea1a4e5a26c83a59e3d (MD5) Previous issue date: 2007-03-23 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12679/389893.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | RELAÇÕES INTERPESSOAIS | por |
dc.subject | RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO | por |
dc.subject | ENSINO MÉDIO | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Relações interpessoais no ensino médio na percepção de um grupo de professores | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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389893.pdf | Texto Completo | 888,78 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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