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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Rosângela da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509067A5por
dc.contributor.advisor1Hillebrand, Vicente-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709254T3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:13:11Z-
dc.date.available2007-05-17-
dc.date.issued2007-03-23-
dc.identifier.citationMOREIRA, Rosângela da Silva. Relações interpessoais no ensino médio na percepção de um grupo de professores. 2007. 191 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3497-
dc.description.resumoEm sala de aula, complexo espaço de convivência entre docentes e discentes, há um cenário repleto de fatos concernentes à educação, acontecimentos, às vezes inusitados, estudos constantes, pesquisas instigantes, conflitos inevitáveis, teorias e prioridades onde se inserem os professores e os alunos. Assim, ambos encerram diferentes leituras do mundo para que possam compartilhar, embora cada um tenha suas necessidades relativas de acordo com seu percurso de vida, as suas características pessoais e sociais. Nesse meio propício para uma investigação, encontra-se este trabalho - a dissertação - que objetiva compreender como se estabelecem as relações interpessoais entre professores e alunos numa escola cujos discentes, em grande maioria, trazem episódios de reprovação. O estudo é orientado por uma abordagem essencialmente qualitativa, objetivando valorizar os aspectos subjetivos da vivência dos pesquisados e a forma como os sujeitos interagem no desenvolvimento da aprendizagem. A análise das entrevistas no que tange à percepção dos entrevistados mostra que o tipo de relação que se estabelece entre professores, alunos e a aprendizagem são aspectos indissociáveis; revela também que o professor ensina a partir de suas concepções e crenças, não havendo um modelo de professor a ser seguido, mas, por outro lado, aponta que o essencial é aceitar a forma com que cada um vê o mundo na sua individualidade. O desenvolvimento da autonomia - uma peça chave para a aprendizagem - começa com o professor, solicitando das escolas um tratamento que faça com que os docentes participem ativamente sem encapsulá-los em modelos pré-determinados. Verificou-se que um trabalho docente comprometido, contextualizado e participativo requer dos professores preparo didático, uma educação continuada em ambientes propícios para o diálogo e com condições de infra-estrutura. No relato de alguns entrevistados, foram apontados conflitos, indicando a necessidade do respeito aos limites que essas convivências exigem e que qualificam os sujeitos para que possam mostrar-se mais, tomar decisões e assumir seus destinos individualmente e socialmente. Algumas evidências nos entrevistados apontam que ações docentes empenhadas em reforçar a auto-estima dos alunos em contextos que possam confrontá-los com os problemas reais, também contribuem com a sua aprendizagem colaborando para que necessidades não atingidas sejam superadas e abram espaço para novas perspectivas de futuro. No ambiente escolar, o ato de aprender envolve o universo do conhecimento, as vivências e experiências de seus integrantes, proporcionando a diferentes gerações conviverem compromissados com o saber, o fazer e o ser, elementos relevantes no desenvolvimento da autonomia e na construção de cidadãos autênticospor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 389893.pdf: 910107 bytes, checksum: ad20cf3c88315ea1a4e5a26c83a59e3d (MD5) Previous issue date: 2007-03-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12679/389893.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRELAÇÕES INTERPESSOAISpor
dc.subjectRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOpor
dc.subjectENSINO MÉDIOpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleRelações interpessoais no ensino médio na percepção de um grupo de professorespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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