Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3346
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBueno, Rafael Winícius da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262624Y1por
dc.contributor.advisor1Viali, Lorí-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:29Z-
dc.date.available2009-03-23-
dc.date.issued2009-01-06-
dc.identifier.citationBUENO, Rafael Winícius da Silva. As múltiplas representações e a construção do conceito de função. 2009. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3346-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo investigar a construção do conceito de função e as perspectivas atuais para a aprendizagem desse conteúdo. A investigação é feita por meio de uma análise da construção histórica do conceito, analisando a importância das representações nesse processo, para, a seguir, serem investigadas concepções atuais em Educação Matemática que abordam a aprendizagem de funções. São estudados, nesse sentido, conceitos relacionados à Didática Francesa, em especial, a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, desenvolvida por Raymond Duval, e as idéias propostas por estudiosos oriundos do grupo de pesquisa de Psicologia da Educação Matemática, relacionadas ao Sentido das Representações, com atenção destacada ao Sentido do Símbolo e ao Sentido do Gráfico. A partir dessas análises, são discutidas as concepções emergentes da investigação, confrontando as teorias das diferentes vertentes estudadas e as informações históricas levantadas, para, então, propor idéias para o ensino e aprendizagem do conceito de função, fundamentadas nas suas diversas formas de representação e suas implicaçõespor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410371.pdf: 291609 bytes, checksum: 9db05db9800f5fe52adc6510de664a34 (MD5) Previous issue date: 2009-01-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12723/410371.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO - MATEMÁTICApor
dc.subjectFUNÇÕES MATEMÁTICASpor
dc.subjectSÍMBOLOS - MATEMÁTICApor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectSEMIÓTICApor
dc.subjectGRÁFICOSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs múltiplas representações e a construção do conceito de funçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
410371.pdfTexto Completo284.77 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.