Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3346
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bueno, Rafael Winícius da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262624Y1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Viali, Lorí | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:29Z | - |
dc.date.available | 2009-03-23 | - |
dc.date.issued | 2009-01-06 | - |
dc.identifier.citation | BUENO, Rafael Winícius da Silva. As múltiplas representações e a construção do conceito de função. 2009. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3346 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por objetivo investigar a construção do conceito de função e as perspectivas atuais para a aprendizagem desse conteúdo. A investigação é feita por meio de uma análise da construção histórica do conceito, analisando a importância das representações nesse processo, para, a seguir, serem investigadas concepções atuais em Educação Matemática que abordam a aprendizagem de funções. São estudados, nesse sentido, conceitos relacionados à Didática Francesa, em especial, a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, desenvolvida por Raymond Duval, e as idéias propostas por estudiosos oriundos do grupo de pesquisa de Psicologia da Educação Matemática, relacionadas ao Sentido das Representações, com atenção destacada ao Sentido do Símbolo e ao Sentido do Gráfico. A partir dessas análises, são discutidas as concepções emergentes da investigação, confrontando as teorias das diferentes vertentes estudadas e as informações históricas levantadas, para, então, propor idéias para o ensino e aprendizagem do conceito de função, fundamentadas nas suas diversas formas de representação e suas implicações | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410371.pdf: 291609 bytes, checksum: 9db05db9800f5fe52adc6510de664a34 (MD5) Previous issue date: 2009-01-06 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12723/410371.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA | por |
dc.subject | FUNÇÕES MATEMÁTICAS | por |
dc.subject | SÍMBOLOS - MATEMÁTICA | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | SEMIÓTICA | por |
dc.subject | GRÁFICOS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | As múltiplas representações e a construção do conceito de função | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
410371.pdf | Texto Completo | 284,77 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.