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Tipo do documento: Dissertação
Título: O capital científico nas crenças e atitudes de professores pedagogos em relação ao ensino de ciências
Autor: Gatto, Bibiana Abech
Primeiro orientador: Ferraro, José Luís Schifino
Resumo: O capital científico se refere a um conceito cunhado a partir da ideia de capital cultural em Pierre Bourdieu. A partir dele é possível perceber como os indivíduos se relacionam com a ciência e seus conteúdos, bem como os modos referentes que se dá por parte destes sujeitos uma espécie de “consumo” do conteúdo científico. Nesse sentido, a presente dissertação de mestrado, busca responder como o capital científico é evidenciado a partir de crenças e atitudes de professores pedagogos em relação ao ensino de ciências? Para tanto, o objetivo geral construído para direcionar a metodologia desta investigação é o de compreender como se dá essa construção de capital científico. Sendo assim, sua metodologia foi desenhada a partir da ideia da construção de um instrumento de crenças e atitudes relacionadas ao conhecimento de temas recorrentes nas aulas de ciências de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que também levou em conta a percepção do professorado – sujeitos da pesquisa – em relação à educação em ciências neste nível de ensino. Participaram da investigação 22 professoras pedagogas: 16 delas lecionando em escolas públicas (n=4) e privadas (n=18) e outras 6 sem atuação em sala de aula. Após responderem o instrumento de crenças e atitudes relacionadas ao capital científico, as pedagogas participaram de grupos focais onde puderam continuar a expor suas inquietações sobre o desafio de mediarem aulas de ciências, sem disporem de uma formação específica. Sendo a natureza da pesquisa qualitativa e, portanto, estando inserida em um paradigma fenomenológico, não apenas as respostas, mas as falas das docentes foram utilizadas na composição de categorias que emergiram ao longo da pesquisa, e que permitiram à pesquisadora propor uma linha interpretativa durante sua análise por meio da Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin. Na categoria “Interferências externas e internas à escola na prática dos professores no Ensino de Ciências da Natureza”, avaliaram-se algumas situações externas e internas à escola que podem interferir na disposição ou motivação dos professores para o Ensino de Ciências. Já em outra denominada de “A visão do professor pedagogo à Ciência”, observaram-se os interesses e dificuldades dos professores pedagogos em ensinar conceitos e conteúdos científicos em suas aulas de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Outra categoria foi referida como “A Ciência para o Ensino de Ciências da Natureza”; nela verificou-se como se dá a prática dos professores pedagogos no cotidiano do Ensino de Ciências. Por fim, na categoria “Influência do Capital Científico no Ensino de Ciências”, tratou-se do capital científico, sua colaboração e influência nas aulas de Ciências das docentes sujeitos da pesquisa. Após a problematização das categorias construídas pode-se concluir que é unanime entre as professoras sentem a necessidade de que as universidades e escolas oferecerem mais formações em ciências 7 para qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Sendo assim, essa pesquisa tem potencial para estimular as instituições de ensino básico e superior à uma reflexão no sentido de proporcionarem oportunidades para a construção e o aperfeiçoamento do capital científico dos professores pedagogos, a fim de fechar as lacunas existentes no ensino de ciências no Brasil.
Abstract: Scientific capital refers to a concept coined from the idea of cultural capital in Pierre Bourdieu. From it, it is possible to perceive how individuals relate to science and its contents, as well as the referring ways that these subjects give a kind of "consumption" of scientific content. In this sense, the present master's dissertation seeks to answer how scientific capital is evidenced from the beliefs and attitudes of pedagogical teachers in relation to science teaching? Therefore, the general objective built to direct the methodology of this investigation is to understand how this construction of scientific capital occurs. Therefore, its methodology was designed based on the idea of building an instrument of beliefs and attitudes related to the knowledge of recurrent themes in science classes from the 1st to the 5th year of elementary school, which also took into account the perception of the teachers - subjects of research - in relation to science education at this level of education. 22 pedagogical teachers participated in the investigation: 16 of them teaching in public (n = 4) and private schools (n = 18) and another 6 without acting in the classroom. After answering the instrument of beliefs and attitudes related to scientific capital, the pedagogues participated in focus groups where they could continue to express their concerns about the challenge of mediating science classes, without having a specific training. Being the nature of qualitative research and, therefore, being inserted in a phenomenological paradigm, not only the answers, but the teachers' speeches were used in the composition of categories that emerged throughout the research, and that allowed the researcher to propose an interpretive line during its analysis through Lawrence Bardin's Content Analysis. In the category “Interferences external and internal to the school in the practice of teachers in the Teaching of Natural Sciences”, we evaluated some situations external and internal to the school that may interfere in the disposition or motivation of teachers for Science Teaching. In another called "The view of the pedagogical teacher to Science", the interests and difficulties of the pedagogical teachers in teaching scientific concepts and contents in their Science classes in the Early Years of Elementary School were observed. Another category was referred to as “Science for the Teaching of Natural Sciences”; in it, it was verified how the practice of pedagogical teachers occurs in the daily teaching of Science. Finally, in the category "Influence of Scientific Capital in Science Education", it was about scientific capital, its collaboration and influence in the Science classes of the professors subject to the research. After the problematization of the constructed categories, it can be concluded that the need for universities and schools to offer more training in science to qualify the teaching and learning processes is unanimous among teachers. Therefore, this research has the potential to 9 stimulate basic and higher education institutions to reflect in order to provide opportunities for the construction and improvement of the scientific capital of pedagogical teachers, in order to close the existing gaps in science education in Brazil.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Capital Científico
Anos Iniciais
Pedagogia
Teaching of Science
Scientific Capital
Elementary School
Pedagogy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9724
Data de defesa: 29-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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