Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9230
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tecnologias digitais aplicadas ao ensino de matrizes : as percepções de alunos de uma escola do Rio Grande do Sul
Autor: Siqueira, Amanda Cristina 
Primeiro orientador: Lahm, Regis Alexandre
Resumo: Nessa dissertação, objetivou-se compreender a percepção de alunos de uma escola do Rio Grande do Sul sobre o ensino de matrizes, por meio da utilização de tecnologias digitais. A escolha desse tema justifica-se pelo fato que como professora de Matemática, pude observar que muitos alunos encaram o ensino dos conceitos matriciais como um conjunto de regras e operações. Para tanto, pretendeu-se apresentar nessa dissertação, uma sequência de atividades voltada a construção de imagens no software Scilab e a aplicação das transformações geométricas de escala, rotação e translação no software GeoGebra. Como fundamentação teórica desse estudo, adotou-se alguns pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da utilização de tecnologias no Ensino de Matemática. Como instrumentos para a constituição dos dados dessa pesquisa qualitativa, foram aplicados três questionários iniciais para a verificação de conhecimentos prévios e a identificação das percepções dos participantes sobre o uso de tecnologias no ensino. Além desses instrumentos, foram consideradas as respostas obtidas no decorrer da proposta e os registros dos alunos em um questionário final, aplicado ao término das atividades. Como método de análise de dados, considerou-se os pressupostos da Análise de Conteúdo em um viés qualitativo, apontados por diversos autores. Por meio da análise, concluiu-se que na percepção dos alunos, as tecnologias podem auxiliar na compreensão, na visualização e na exemplificação dos conceitos matemáticos e que as mesmas caracterizam-se como recursos diferenciados para o ensino e a aprendizagem dessa disciplina. Constatou-se pela análise do questionário final, que as atividades propostas foram dinâmicas e proporcionaram a visualização das aplicações matriciais além dos exercícios propostos comumente nas aulas de Matemática. Além disso, os participantes indicaram que por meio da utilização de recursos tecnológicos, foi possível tornar o ensino de matrizes mais didático e divertido. Por outro viés, os participantes também reconheceram as limitações das tecnologias, afirmando que as atividades demandaram mais atenção e por vezes, tornaram-se mais complicadas, pois resultavam erros de execução e retardavam o tempo de resolução. Conforme o conteúdo expresso pelos participantes, percebeu-se que a falta de familiarização com os softwares e as estruturas dos comandos foi um dos fatores que dificultaram a resolução das atividades.
Abstract: In this dissertation, the objective was to understand the perception of students from a school in Rio Grande do Sul about the teaching of matrices, through the use of digital technologies. The choice of this theme is justified by the fact that, as a mathematics teacher, I was able to observe at times that many students see the teaching of matrix concepts as a set of rules and operations. Therefore, it is intended to present, in this dissertation, a sequence of activities aimed at the construction of images in the Scilab software and the application of the geometric transformations of scale, rotation and translation in the GeoGebra software. As a theoretical basis for this study, some assumptions of the Theory of Meaningful Learning and the use of technologies in the Teaching of Mathematics were adopted. As instruments for the constitution of the data of this qualitative research, three initial questionnaires were applied to verify previous knowledge and to identify the participants perceptions about the use of technologies in teaching. In addition to these instruments, the responses obtained during the proposal and the students records in a final questionnaire, applied at the end of the activities, were considered. As a method of data analysis, the assumptions of Content Analysis were considered in a qualitative bias, pointed out by several authors. Through the analysis, it was concluded that in the students perception, technologies can assist in the understanding, visualization and exemplification of mathematical concepts and that they are characterized as different resources for teaching and learning this discipline. It was verified by the analysis of the final questionnaire, that the proposed activities were dynamic and provided the visualization of matrix applications in addition to the exercises commonly proposed in Mathematics classes. In addition, the participants indicated that through the use of technological resources, it was possible to make the teaching of matrices more didactic and fun. On the other hand, the participants also recognized the limitations of the technologies, stating that the activities demanded more attention and at times, became more complicated, as they resulted in execution errors and delayed the resolution time. According to the content expressed by the participants, it was noticed that the lack of familiarity with the software and the command structures was one of the factors that hindered the resolution of the activities.
Palavras-chave: Tecnologias
Matrizes
Transformações geométricas
Construção de imagens
Technologies
Matrices
Geometric transformations
Construction of images
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS: ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola Politécnica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9230
Data de defesa: 25-Mar-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - AMANDA CRISTINA SIQUEIRA.pdfAMANDA_CRISTINA_SIQUEIRA_DIS4,83 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.