Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Gilson de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8515077707409835por
dc.contributor.advisor1Giraffa, Lucia Maria Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8787637274769944por
dc.date.accessioned2020-08-03T02:07:49Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9204-
dc.description.resumoEsta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, na linha de pesquisa Formação, Políticas e Práticas em Educação, foi embasada por uma abordagem fenomenológica, desenvolvida através de abordagem qualitativa/exploratória e apoiada num estudo de caso em escola de Educação Básica da cidade de Porto Alegre, de capital privado, confessional e ligada a uma congregação religiosa que possui uma rede de escolas no Brasil. O referencial teórico contempla temas como: cibercultura, tecnologias da informação e comunicação, ubiquidade e formação docente. Observa-se, a partir da consolidação das ofertas de educação on-line, a adoção de abordagens híbridas para a organização dos espaços educacionais. Desta forma, emerge a necessidade de (re) pensar e adaptar os materiais impressos para versões digitais e a possibilidade de produção diretamente no formato digital. A temática envolvendo plataformas on-line integradoras de material didático digital na Educação Básica foi escolhida por sua relevância na discussão atual sobre Tecnologias Digitais num cenário em transformação cultural, no qual se destacam elementos da cibercultura e da ubiquidade. O objetivo da pesquisa foi investigar as restrições e dificuldades percebidos pelos professores que utilizam o Material Didático Digital a partir da sua implantação, em 2014, relacionados à integração de material didático digital em uma plataforma on-line, a fim de que esta seja considerada por eles fonte primária de material e informações para a organização do processo de ensinar. Com relação aos instrumentos de produção de dados, foram utilizados um questionário e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram observados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2016). As reflexões produzidas nos fizeram compreender que as restrições e dificuldades percebidas pelos professores da escola estão relacionados aos aspectos metodológicos e pedagógicos e à estruturação dos recursos da Plataforma, tratando-se de uma questão metodológica na qual o professor precisa, durante o seu planejamento, organizar a problematização do conteúdo a partir do MDD para depois enriquecer com outras fontes que sejam suas ou sugestões dos estudantes. Também fica evidente o desafio para as escolas, atualmente, de adaptar os conteúdos curriculares para a linguagem ubíqua, característica da cibercultura. Palavras-Chave: Material Didático Digital. Plataforma On-line. Fonte Primária. Ubiquidade.por
dc.description.abstractThis research, linked to the Postgraduate Program in Education of the School of Humanities of the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul - PUCRS, in the research line Training, Policies and Practices in Education was based on a phenomenological approach, developed through qualitative/exploratory approach and supported by a case study in a Basic Education school in the city of Porto Alegre, a private capital, confessional and linked to a religious congregation which has a network of schools in Brazil. The theoretical framework includes themes such as cyberculture, information and communication technologies, ubiquity and teacher training. It is observed, from the consolidation of online education offerings, the adoption of hybrid approaches to the organization of educational spaces. Thus, emerges the need for a rethink and adapt printed materials to digital versions and the possibility of production directly in digital format. The theme involving online platforms integrating digital teaching material in Basic Education was chosen for relevance in the current discussion about Digital Technologies in a changing the cultural setting, in which elements of cyberculture and ubiquity stand out. The purpose of this research is to investigate the constraints and difficulties perceived by teachers using digital teaching material from the implementation in 2014, related to the integration of Digital Teaching Material into an online platform, to be considered by them the primary source of material and information for the organization of the teaching process. Concerning data production instruments, a questionnaire, and semi-structured interviews were used. The data were observed from the Discursive Textual Analysis (ATD) proposed by Moraes and Galiazzi (2016). The reflections produced made us understand that The constraints and difficulties perceived by the school teachers are related to the methodological and pedagogical aspects and the structuring of the platform resources, it is a methodological question in which the teacher needs, during your planning, organize the problematization of content from the MDD and then enrich with other sources that are yours or suggestions from students. The challenge for schools today is also evident to adapt curriculum content to the ubiquitous language characteristic of cyberculture. Keywords: Digital Teaching Material. Online Platform. Primary Source. Ubiquity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2020-05-25T20:43:06Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - GilsonFINAL (1).pdf: 3205869 bytes, checksum: 74fed905811c541454525c1af7d2ecca (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Lucas Martins Kern ([email protected]) on 2020-08-03T02:03:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - GilsonFINAL (1).pdf: 3205869 bytes, checksum: 74fed905811c541454525c1af7d2ecca (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-03T02:07:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - GilsonFINAL (1).pdf: 3205869 bytes, checksum: 74fed905811c541454525c1af7d2ecca (MD5) Previous issue date: 2020-02-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/178518/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20GilsonFINAL%20%281%29.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMaterial didático digitalpor
dc.subjectPlataforma on-linepor
dc.subjectFonte primáriapor
dc.subjectUbiquidadepor
dc.subjectDigital teaching materialeng
dc.subjectOnline platformeng
dc.subjectPrimary sourceeng
dc.subjectUbiquiteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMaterial didático digital em plataforma de educação on-line : um estudo de caso em escola confessional de educação básicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - GilsonFINAL (1).pdfGILSON_DE_OLIVEIRA_CARDOSO_DIS3,13 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.