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Document type: Tese
Title: Álvaro Vieira Pinto e Heleieth Saffioti intérpretes do Brasil : pressupostos para o desenvolvimento e o feminismo em suas obras
Author: Cipriani, Cristian 
Advisor: Eggert, Edla
Abstract (native): CIPRIANI, Cristian. Álvaro Vieira Pinto e Heleieth Saffioti intérpretes do Brasil: pressupostos para o desenvolvimento e o feminismo em suas obras. 2020. Tese em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Profa. Dra. Edla Eggert (orientadora) – Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Porto Alegre – RS, 2020. Álvaro Borges Vieira Pinto (1909-1987) e Heleieth Iara Bongiovanni Saffioti (1934-2010) são personagens que dedicaram sua vida a interpretar a estrutura social, política, econômica e educativa brasileiras. Com efeito, este empreendimento acadêmico caracteriza-se por ser um estudo teórico-filosófico, alicerçado medularmente na filosofia de Vieira Pinto e na sociologia de Heleieth Saffioti. O método de pesquisa ancora-se em preceitos da hermenêutica de Hans-Georg Gadamer e de Martín Heidegger somado ao contraponto da hermenêutica feminista. De Gadamer se mantém o princípio de horizonte, enquanto de Heidegger busca-se a ideia de círculo hermenêutico. Da hermenêutica feminista são trazidos os questionamentos à ideia de universalidade e tradição como fatores de verdade. O método de exposição ao longo da tese, guia-se pela dialética, conforme proposta por Álvaro Vieira Pinto. Assim, ao expor as compreensões busca-se uma construção argumentativa que parta primeiramente do todo para as partes e depois das partes para o todo, com vistas à realização, sempre que possível, de sínteses. Foram lidas e escrutinadas todas as obras de Álvaro Vieira Pinto, bem como as de Heleieth Saffioti. Para tanto e com o intuito de fundamentar a perspectiva do autor e da autora, foram delineadas suas histórias e trajetórias, para, em seguida, explorar a relação de suas ideias com o contexto político e ideológico da época. Conclui-se que as análises feitas sobre o Brasil assinalam, cada qual a sua maneira, sobre a exploração-dominação que usurpa as possibilidades de desenvolvimento pleno do ser humano nacional. Essas estruturas sociopolíticas e econômicas produzem efeitos deletérios para a educação, à sociedade e à vida das pessoas que aqui existem. Nesse sentido, esta tese analisa como Álvaro Vieira Pinto e Heleieth Saffioti interpretaram o Brasil, assim como apreende os pressupostos educativos dessas interpretações para identificar quais categorias se fundem na filigrana de seus horizontes hermenêuticos. Para ambos, as opressões brasileiras acontecem em função do sistema sociopolítico e econômico vigente, mas para Saffioti, a relação estabelecida está entre patriarcado-racismo-capitalismo, enquanto para Vieira Pinto tais opressões estão calcadas no subdesenvolvimento-imperialismo. Palavras-chave: Álvaro Vieira Pinto. Heleieth Iara Bongiovanni Saffioti. Subdesenvolvimento-imperialismo. Patriarcado-racismo-capitalismo. Educação.
Abstract (english): CIPRIANI, Cristian. Álvaro Vieira Pinto and Heleieth Saffioti interpreters from Brazil: assumptions for development and feminism in their works. 2020. Thesis in Education. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Profa. Dra. Edla Eggert (profesor adviser) – Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre – RS, 2020. Álvaro Borges Vieira Pinto (1909-1987) and Heleieth Iara Bongiovanni Saffioti (1934-2010) are characters who dedicated their lives to interpreting the Brazilian social, political, economic and educational structures. Indeed, this academic endeavour characterizes itself as a theoretical-philosophical study, essentially grounded on the philosophy of Vieira Pinto and on the sociology of Heleieth Saffioti. The research method anchors in Hans-Georg Gadamer and Martín Heidegger’s precepts of hermeneutics summed up with the counterpoint of feminist hermeneutics. From Gadamer the horizon principle remains, whereas Heidegger’s idea of hermeneutics circle is sought. From feminist hermeneutics, questions are brought to the idea of universality and tradition as factors of truth. Throughout the thesis, the method of exposure is guided by dialectics, according to the proposal made by Álvaro Vieira Pinto. Thus, when exposing understandings an argumentative construction is sought, one that starts first from the whole to the parts and then from the parts to the whole, with the objective of carrying out synthesis, whenever possible. All the works from Álvaro Vieira Pinto, as well as Heleieth Saffioti’s, were read and scrutinized. The stories and trajectories of the authors were outlined in order to justify their perspective, and then to explore the relation between their ideas and the political and ideological context of the time. The conclusion is that the analysis made about Brazil indicate, each one in its way, the exploitation-domination that usurp the full development possibilities of the national human being. These socio-political and economic structures generate deleterious effects on education, society and on the lives of the people who live here. In this sense, this thesis analyses how Álvaro Vieira Pinto and Heleieth Saffioti interpreted Brazil, as well as apprehends the educational assumptions of these interpretations to identify which categories merge in the filigree of their hermeneutic horizons. For both, the Brazilian oppressions occur due to the current socio-political and economic systems, but Saffioti, the established relationship is between patriarchy-racism-capitalism, whereas to Vieira Pinto such oppressions are based on underdevelopment-imperialism. Keywords: Álvaro Vieira Pinto. Heleieth Iara Bongiovanni Saffioti. Underdevelopment-imperialism. Patriarchy-racism-capitalism. Education.
Keywords: Álvaro Vieira Pinto
Heleieth Iara Bongiovanni Saffioti
Subdesenvolvimento-imperialismo
Patriarcado-racismo-capitalismo
Educação
Álvaro Vieira Pinto
Heleieth Iara Bongiovanni Saffioti
Underdevelopment-imperialism
Patriarchy-racism-capitalism
Education
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9201
Issue Date: 28-Feb-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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