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dc.creatorBarros, Livia Cruz Pinheiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6718560172030983por
dc.contributor.advisor1Santos, Bettina Steren dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3740903204981170por
dc.date.accessioned2020-02-06T13:04:03Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9086-
dc.description.resumoA língua inglesa está cada vez mais próxima dos nossos estudantes, seja pelo interesse em atividades de lazer, como séries, músicas, jogos, viagens ou mesmo pelo desejo de ser mais fluente na hora de prestar um exame classificatório para o ingresso em universidades ou bolsas de estudo no exterior. Mas a verdade é que nem todos conseguem o acesso de qualidade ao idioma desde cedo, gerando assim algumas limitações quando se depara com o estudo deste nas séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Pensando em como transpor as dificuldades que alguns estudantes trazem na aquisição de uma nova língua, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da metodologia da sala de aula invertida nas aulas de apoio de língua inglesa, em turmas de Educação Básica, como fator de motivação aos estudantes que se encontram com dificuldade de aprendizagem na referida disciplina. Será considerado o olhar sobre o Colégio Militar de Porto Alegre, um dos treze colégios do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), tendo como referência neste trabalho a disciplina de língua inglesa. Este estudo fundamenta-se no desejo de melhor aproveitar o tempo destinado às aulas de reforço, nome dado às aulas de apoio oferecidas no contra turno do SCMB para desenvolver o protagonismo do estudante e a partir disto, torná-lo capaz de elaborar estratégias que possibilitem o melhor aproveitamento nas aulas regulares. Neste contexto, o estudo perpassa sobre os fundamentos dos processos de ensinar e de aprender para fazer a reflexão de como a metodologia da sala de aula invertida pode contribuir para a consolidação do conhecimento pelo estudante e ainda, como o estudo dos processos motivacionais podem contribuir para um melhor aproveitamento dos recursos utilizados nesta metodologia para trabalhar a autonomia do estudante. Como referencial teórico, os autores inicialmente considerados serão Paulo Freire, Jerome Bruner, Jonathan Bergmann, Aron Sams, Lilian Bacich, José Moran, Fausto Camargo, Thuinie Daros, Evely Boruchovitch e Bettina Steren dos Santos. O desenho metodológico a ser adotado é do tipo qualitativo com caráter exploratório, com ênfase na pesquisa ação, e será realizado através de observação, questionário e entrevista coletiva aplicados aos participantes no encerramento das atividades. Para a análise, serão adotados os pressupostos de Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi para realizar a análise textual discursiva. O estado do conhecimento contribuiu com o objeto de pesquisa na percepção da ausência de estudos relacionados ao uso da sala de aula invertida no campo pretendido, mostrando então, a relevância desta pesquisa.por
dc.description.abstractThe English language is increasingly close to our students, whether for the interest in leisure activities such as series, music, games, travel, or even for the desire to be more fluent in the performance of a qualifying exam for college or scholarship to study abroad. But the truth is that not everyone gets early quality access to the language, thus generating some limitations when faced with the study of this in elementary school (6th to 9th grade). Thinking about how to overcome the difficulties that some students bring in the acquisition of a new language, this research aims to verify the contributions of the flipped classroom in the English Language reinforcement classes of the elementary school, as a motivating factor to the students who has lack of knowledge in English Language. It will be considered a glance on the Military School of Porto Alegre, one of the thirteen schools of the Military School System of Brazil (SCMB). The aim is to investigate the implications of increasing the use of active methodologies, especially the flipped classroom, to reinforcement classes in subjects where the deficiency of curricular prerequisites is identified, the reference in this work is the discipline of English language. This study is based on the desire to take better advantage of the time allocated to reinforcement classes in order to develop the protagonism of the student, and from this, to be able to devise strategies to combat poor achievement in regular classes, so the study pervades the foundations of the processes of teaching and learning to reflect on how the flipped classroom can effectively contribute to the consolidation of knowledge by the student and also how the study of motivational processes operate to better apply the resources used in this methodology to work the autonomy of the student. As theoretical reference, the authors considered are Paulo Freire, Jerome Bruner, Jonathan Bergmann, Aron Sams, Lilian Bacich, José Moran, Fausto Camargo, Thuinie Daros, Evely Boruchovitch and Bettina Steren dos Santos. The methodological design to be adopted is the qualitative type with an exploratory feature, with emphasis on action research, and it will be done through observation, questionnaire and a collective interview applied to the group of students at the end of the activities. For the analysis, the assumptions of Roque Moraes and Maria do Carmo Galiazzi will be adopted to carry out the discursive textual analysis. The state of knowledge contributed with the object of research in the perception of the absence of studies related to the use of the flipped classroom in the intended field, showing then the relevance of this research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2020-01-30T20:07:50Z No. of bitstreams: 1 Livia Cruz Pinheiro de Barros.pdf: 2864441 bytes, checksum: e175c78d874e79723fc6aad419e7b8c6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2020-02-06T12:52:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Livia Cruz Pinheiro de Barros.pdf: 2864441 bytes, checksum: e175c78d874e79723fc6aad419e7b8c6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-06T13:04:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Livia Cruz Pinheiro de Barros.pdf: 2864441 bytes, checksum: e175c78d874e79723fc6aad419e7b8c6 (MD5) Previous issue date: 2019-12-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/177568/Livia%20Cruz%20Pinheiro%20de%20%20Barros.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSala de Aula invertidapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectAula de Apoiopor
dc.subjectLíngua Inglesapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSala de aula invertida e os processos motivacionais de estudantes nas aulas de apoio de língua inglesapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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