Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9020
Tipo do documento: Dissertação
Título: Há vagas : estudo sobre os efeitos do uso de dispositivos virtuais de oferta e procura de emprego no mercado de trabalho
Autor: Vargas, Maria Amélia Vieira 
Primeiro orientador: Müller, Lúcia Helena Aves
Resumo: Esta dissertação trata dos efeitos da inserção das ferramentas virtuais na construção social da oferta e da procura de vagas de trabalho. Além das relações entre candidatos e contratantes, debrucei-me sobre as formas como atuam os agentes de intermediação que participam na conformação do mercado de trabalho. Sob a perspectiva da sociologia e da antropologia econômica, abordei o trabalho como uma mercadoria fictícia, que circula em um mercado real, como definiu Karl Polanyi. Na trilha da teoria do ator-rede, investiguei as interações que ocorrem nesse mercado, para além dos agentes humanos, incluindo objetos e artefatos (no caso, as tecnologias) como actantes de relações e de cálculos. Desta forma, comparei os tradicionais classificados de jornal impresso (Zero Hora) com os portais de empregos on-line (Catho e Infojobs). A pesquisa me levou a concluir que, além de se tornarem dominantes, as ferramentas virtuais de oferta e procura produzem uma maior acessibilidade tanto para quem oferece, quanto para quem busca uma vaga de trabalho, Ao mesmo tempo, apresentam novos desafios, na medida em que os filtros tecnológicos podem também levar ao desencontro dos dois principais interessados neste processo: trabalhadores e empregadores.
Abstract: This thesis analyzes the effects of the introduction of virtual tools in the social construction of supply and demand for job openings. In addition to the relations between jobseekers and employers, I looked into how the intermediary agents who participate in the shaping of labor market operate. From the perspective of economic sociology and anthropology, I approached work as a fictitious merchandise, which circulates in a real market, as defined by Karl Polanyi. By following the path of the Actor-Network Theory, I investigated the interactions occurring in this market beyond the human agents, including objects and artifacts (in this case, the technologies) as actants of relations and calculations. Thus, I compared traditional job advertisements in a printed newspaper (Zero Hora) with job search engines (Catho and Infojobs). The research led me to the conclusion that, in addition to being prevalent, supply-demand virtual tools provide a more accessible process for both those who offer and those who seek a job opportunity. At the same time, they pose new challenges, as technological filters can lead to a mismatch between the key interested parties in this process: the workers and the employers.
Palavras-chave: Sociologia Econômica
Antropologia Econômica
Estudos de Mercados
Mercado de Trabalho
Mercados Virtuais
Economic Sociology
Economic Anthropology
Market Studies
Labor Market
Virtual Markets
Área(s) do CNPq: OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9020
Data de defesa: 26-Ago-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria_Amélia_Vieira_Vargas_Dis.pdfMARIA_AMÉLIA_VIEIRA_VARGAS_DIS 1,53 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.