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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVargas, Maria Amélia Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2338984043440532por
dc.contributor.advisor1Müller, Lúcia Helena Aves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9706256110471227por
dc.date.accessioned2019-11-13T12:17:25Z-
dc.date.issued2019-08-26-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9020-
dc.description.resumoEsta dissertação trata dos efeitos da inserção das ferramentas virtuais na construção social da oferta e da procura de vagas de trabalho. Além das relações entre candidatos e contratantes, debrucei-me sobre as formas como atuam os agentes de intermediação que participam na conformação do mercado de trabalho. Sob a perspectiva da sociologia e da antropologia econômica, abordei o trabalho como uma mercadoria fictícia, que circula em um mercado real, como definiu Karl Polanyi. Na trilha da teoria do ator-rede, investiguei as interações que ocorrem nesse mercado, para além dos agentes humanos, incluindo objetos e artefatos (no caso, as tecnologias) como actantes de relações e de cálculos. Desta forma, comparei os tradicionais classificados de jornal impresso (Zero Hora) com os portais de empregos on-line (Catho e Infojobs). A pesquisa me levou a concluir que, além de se tornarem dominantes, as ferramentas virtuais de oferta e procura produzem uma maior acessibilidade tanto para quem oferece, quanto para quem busca uma vaga de trabalho, Ao mesmo tempo, apresentam novos desafios, na medida em que os filtros tecnológicos podem também levar ao desencontro dos dois principais interessados neste processo: trabalhadores e empregadores.por
dc.description.abstractThis thesis analyzes the effects of the introduction of virtual tools in the social construction of supply and demand for job openings. In addition to the relations between jobseekers and employers, I looked into how the intermediary agents who participate in the shaping of labor market operate. From the perspective of economic sociology and anthropology, I approached work as a fictitious merchandise, which circulates in a real market, as defined by Karl Polanyi. By following the path of the Actor-Network Theory, I investigated the interactions occurring in this market beyond the human agents, including objects and artifacts (in this case, the technologies) as actants of relations and calculations. Thus, I compared traditional job advertisements in a printed newspaper (Zero Hora) with job search engines (Catho and Infojobs). The research led me to the conclusion that, in addition to being prevalent, supply-demand virtual tools provide a more accessible process for both those who offer and those who seek a job opportunity. At the same time, they pose new challenges, as technological filters can lead to a mismatch between the key interested parties in this process: the workers and the employers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Ciências Sociais ([email protected]) on 2019-11-12T17:59:13Z No. of bitstreams: 1 Maria_Amélia_Vieira_Vargas_Dis.pdf: 1567144 bytes, checksum: 0711e8f95427bb06766127893ac8392b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2019-11-13T12:13:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Maria_Amélia_Vieira_Vargas_Dis.pdf: 1567144 bytes, checksum: 0711e8f95427bb06766127893ac8392b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-13T12:17:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria_Amélia_Vieira_Vargas_Dis.pdf: 1567144 bytes, checksum: 0711e8f95427bb06766127893ac8392b (MD5) Previous issue date: 2019-08-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/177200/Maria_Am%c3%a9lia_Vieira_Vargas_Dis.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSociologia Econômicapor
dc.subjectAntropologia Econômicapor
dc.subjectEstudos de Mercadospor
dc.subjectMercado de Trabalhopor
dc.subjectMercados Virtuaispor
dc.subjectEconomic Sociologyeng
dc.subjectEconomic Anthropologyeng
dc.subjectMarket Studieseng
dc.subjectLabor Marketeng
dc.subjectVirtual Marketseng
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.titleHá vagas : estudo sobre os efeitos do uso de dispositivos virtuais de oferta e procura de emprego no mercado de trabalhopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

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