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Campo DCValorIdioma
dc.creatorHerzog , Rodrigo Castelo Branco-
dc.contributor.advisor1Viali , Lori-
dc.date.accessioned2019-07-03T13:11:33Z-
dc.date.issued2019-03-28-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8779-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo investigar a percepção de doze estudantes formandos em licenciatura em Matemática de universidades da região metropolitana de Porto Alegre sobre aleatoriedade, dentro do contexto de educação probabilística e Educação Estatística. Além disso, foram verificadas as concepções destes estudantes sobre termos relacionados, como Determinismo e Acaso Ainda, foram verificadas a definição que estes estudantes possuem sobre Probabilidade, e a relação que eles estabelecem com aleatoriedade e com a Estatística. Este trabalho foi um estudo de caso, e como método de análise foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas pessoais com os estudantes, e a partir da análise do Corpus, foram geradas categorias para cada um dos objetivos acima. Dentre os principais resultados obtidos, pode-se perceber que os estudantes possuem uma concepção sobre aleatoriedade própria, no entanto, não a relacionam com a Probabilidade, da mesma forma como ocorre com o conceito de acaso. Em relação ao Determinismo, os estudantes mostraram um desconhecimento do termo. Já sobre a relação entre Probabilidade e Estatística, os participantes da pesquisa mostraram ter dificuldade em diferenciar os dois conceitos e ao definir Estatística. Ainda, os estudantes reconheceram o Aleatório e a Probabilidade em diversas situações da realidade, embora muitas vezes se referindo ao lançamento de dados ou moedas. Estes resultados sugerem que a formação dos professores em Matemática é insuficiente para lecionar Probabilidade e Estatística, visto que normalmente há apenas uma disciplina no curso e ensinada junto as engenharias. Como os próprios estudantes dessa pesquisa demonstraram, com uma formação tão superficial é difícil entender de forma satisfatória esses conceitos de forma conectada a realidade, um pré-requisito necessário para um ensino eficaz.por
dc.description.abstractThe objective of this study was to investigate the perception of a sample of students graduated in mathematics from universities in the metropolitan region of Porto Alegre on randomness, within the context of probabilistic education and statistical education. Moreover, the conceptions of these subjects on related terms, such as Determinism and Chance, were verified as the definition that these students have about Probability, and the relation they establish with randomness and with Statistics. This work was a case study, and as a method of analysis, we used the Discursive Textual Analysis. Data were collected through personal interviews with the students, and from the Corpus analysis, categories were generated for each of the above objectives. Among the main results obtained, is that the students have a conception about their own randomness, however, they do not relate it strongly to the probability, just as happens with the concept of chance. In relation to determinism, the students showed an ignorance of the term. Regarding the relationship between probability and statistic, the students showed difficulty in differentiating the two concepts and in defining statistics. Still, the students recognized randomness and probability in various situations of reality, although often referring to the casting of dice or coins. These results suggest that learning of probability and statistic by mathematics teacher´s is insufficient to teach these subjects, since there is usually only one discipline in the math course and it is taught together with engineering courses. As the students of this research have shown, a superficial formation, it is difficult to satisfactorily understand these concepts in a way connected to reality, a prerequisite for effective teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2019-06-11T18:59:13Z No. of bitstreams: 1 Versao_Final-homologada-10-06-2019.pdf: 765556 bytes, checksum: 5e4a125b3917b7b220dc64bb6525ee39 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Caroline Xavier ([email protected]), reason: Devolvido devido a divergência entre a data de defesa da publicação no TEDE e data de defesa na folha de aprovação da banca e ata do arquivo PDF. Ainda no arquivo PDF, o trabalho está sem sumário. on 2019-06-25T11:50:42Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2019-07-02T16:36:00Z No. of bitstreams: 1 Versao_Final-homologada-10-06-2019.pdf: 765556 bytes, checksum: 5e4a125b3917b7b220dc64bb6525ee39 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Sheila Dias ([email protected]), reason: Devolvido devido à falta de sumário no arquivo PDF, que é item obrigatório. on 2019-07-02T19:14:53Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2019-07-03T11:14:23Z No. of bitstreams: 1 Rodrigo_Versao_Final-TEDE.pdf: 759646 bytes, checksum: 664601d3a067141268b1497826559ef7 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2019-07-03T13:03:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Rodrigo_Versao_Final-TEDE.pdf: 759646 bytes, checksum: 664601d3a067141268b1497826559ef7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-03T13:11:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigo_Versao_Final-TEDE.pdf: 759646 bytes, checksum: 664601d3a067141268b1497826559ef7 (MD5) Previous issue date: 2019-03-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/175830/Rodrigo_Versao_Final-TEDE.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProbabilidade no Ensinopor
dc.subjectEducação Estatísticapor
dc.subjectAleatoriedadepor
dc.subjectAcasopor
dc.subjectDeterminismopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA percepção de licenciandos em matemática sobre a aleatoriedadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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