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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7828
Tipo do documento: Dissertação
Título: Transição de carreiras em adultos
Autor: Rizzatti, Daniela Bach 
Primeiro orientador: Oliveira, Manoela Ziebell de
Resumo: Esta dissertação é composta por quatro estudos que investigam a transição de carreira em adultos. O primeiro, intitulado “Transição de carreira em adultos brasileiros: uma revisão da produção científica” apresenta uma revisão sistemática da produção científica nacional com o objetivo de realizar uma síntese e caracterização das publicações analisadas a partir de informações bibliométricas, bem como a análise das amostras empregadas, dos objetivos e principais achados dos estudos. Foram avaliados 10 artigos selecionados a partir de três diferentes bases indexadoras: Science Direct, SciELO e Periódicos CAPES. Os resultados mostraram a importância do planejamento de carreira e do conhecimento sobre o mercado de trabalho durante o processo de transição de carreira em adultos. Também, indicaram que a transição é um momento de autorreflexão e de ampliação do autoconhecimento, que exige importantes tomadas de decisões. Por fim, indicaram a escassez de pesquisas nacionais sobre a temática, especialmente sobre transições não-planejadas. O segundo estudo, denominado “Dificuldades e recursos de estudantes de graduação em processos de transição de carreira para o mercado de trabalho” teve como objetivo central compreender como se dá o processo da transição da universidade para o mercado de trabalho, as dificuldades envolvidas, bem como compreender quais são as estratégias e recursos utilizados pelos indivíduos em transição. Para isso, realizou-se entrevistas com nove estudantes de graduação de diversos cursos acerca de suas expectativas, dificuldades, recursos e perspectivas sobre a inserção no mercado de trabalho. Os dados, submetidos à análise temática, permitem verificar as dificuldades encontradas em estudantes de graduação no preparo para a formação da universidade e inserção no mercado de trabalho. Adicionalmente, demonstram que a identificação com as áreas de interesse é um facilitador para tomada de decisão e para o planejamento de carreira do estudante. Por fim, indica que o sentido atribuído ao trabalho guarda relação com as atitudes do estudante em transição. No terceiro estudo, nomeado “Dificuldades e recursos de profissionais adultos em transições de carreira no mercado de trabalho” buscou compreender as semelhanças e diferenças entre diferentes tipos de transições de indivíduos já inseridos no mercado de trabalho, compreender as dificuldades percebidas, bem como 8 as estratégias e recursos aplicados. De forma, semelhante ao estudo anterior, realizouse entrevistas semiestruturadas com nove profissionais os quais estavam passando por uma transição. Os dados, submetidos à análise temática, permitiram compreender que profissionais em transição no mercado de trabalho tendem a buscar um trabalho no qual sintam-se mais satisfeitos. Indicam ainda a importância de recursos como suporte familiar e de amigos para o enfrentamento de uma transição de carreira. O quarto estudo teve como objetivo investigar a relação entre envolvimento e preocupação com tarefas de desenvolvimento de carreira e dificuldades nas tomadas de decisão. Participaram 268 estudantes ou profissionais que estavam em transição de carreira, os quais responderam um instrumento online com questões para caracterização de perfil, e escalas para aferir dificuldade para a tomada de decisão de carreira, preocupação e envolvimento com a carreira. Foram realizados testes de correlação e comparação entre grupos. Os principais resultados da pesquisa permitem elucubrar que há maior exploração por parte de indivíduos que ingressam pela primeira vez no mercado de trabalho do que adultos já inseridos. Também evidenciaram que na medida em que o indivíduo envelhece, há maior preocupação com a etapa de desengajamento. Os resultados reforçam a importância de considerar os miniciclos ao avaliar o desenvolvimento de carreira dos indivíduos
Abstract: This dissertation is composed of three studies that seek to investigate the career transition in adults. The first article, entitled - "Career Transition in Brazilian Adults: A Review of Scientific Production" - covers an national systematic review of the literature aiming to present a systematic review of the Brazilian scientific publication on career transition in adults. Ten articles were selected from three different indexed bases: Science Direct, SciELO and Periódigos CAPES. The results showed the importance of career planning and of understanding the labor market during the process of career transition in adults. They also indicated that the transition is a moment of reflection and widening of self-knowledge, which requires important decision-making. Finally, results highlight the lack of research in Brazil about this subject, especially about unplanned transitions. The second study, named “Difficulties and resources of undergraduate students in career transition processes to the job market” aimed to comprehend how the transition from the university to the job market develops, what are the difficulties involved and the strategies and resources used by individuals in transition. Nine interviews were conducted with undergraduate students from several courses, who talked about their expectations, difficulties, resources and perspectives about entering in the job market. The data, submitted to thematic analysis, allowed to identify the difficulties encountered by students who were preparing for graduation and for entering in the job market. Additionally, results show that identification with the areas of interest facilitates decision making, as well as career planning, of students in transition. The third article named "Difficulties and resources of professional adults in career transitions in the labor market", aimed to understand the obstacles during a career transition in the labor market. Also, aimed to understand similarities and differences among different types of career transitions of individuals who are already in the job market, identifying perceived difficulties, as well as strategies and resources activated. Similarly, to Study 2, the author conducted semi structured interviews with nine professionals who were transitioning. Data was submitted to thematic analysis and the results allowed to understand that professionals in transition tend to search for jobs in which they feel more satisfied; they also show that resources such as the 10 support from family and friend is important to cope with a career transition. Lastly, the fourth article, a quantitative method, investigated 268 professionals who were facing a transition or faced a career transition in the last 6 months, who answered an online survey with questions for profile characterization, and questionnaires about the Difficulty in career decision making, and a scale about career concern and career involvement. We performed a Spearman correlation test to evaluate the degree of relationship between the two scales. In addition, we compared the ages of the participants with both of the instruments. The main results show that there is more exploration by young adults than adults already active inside the job market. In addition, it has seems that as the individual ages, there is greater concern with his disengagement in the career. These are the results of the research, presenting the importance of the minicicles. During a career transition, it is essential that the individual recycles his or her career development for the best pursuit of the area of activity that is related to his / her personal interests, opportunities in the market and that offers personal and professional satisfaction.
Palavras-chave: Transição de Carreira
Adultos
Aspectos Psicossociais
Psicologia Social
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Ciências da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 31/01/2023
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7828
Data de defesa: 8-Mar-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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