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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBressan Junior, Mario Abel-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4502055U3por
dc.contributor.advisor1Costa, Cristiane Finger-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779279Y7por
dc.date.accessioned2017-06-29T14:34:50Z-
dc.date.issued2017-03-29-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7407-
dc.description.resumoEsta tese de doutorado possui como objetivo geral analisar como é constituída a memória afetiva dos telespectadores do Canal Viva no Brasil. Procuramos responder de que forma acontece a conquista da audiência, como a memória afetiva pode interferir neste processo de aceitação, quem são e como interagem esses telespectadores nas redes sociais e que memórias e afetos aparecem nas publicações. Utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011), a qual estabelece a investigação sobre os sentidos semânticos dos comentários, observando os verbos, os adjetivos e expressões que proporcionam um sentido na conversa publicada na rede. Com a análise de conteúdo foi possível construir categorias que permitiram compreender as manifestações dos telespectadores sobre o Canal Viva. Analisamos os comentários postados pelos telespectadores, no site de rede social twitter, sobre as telenovelas Cambalacho e Laços de Família. Para isso, empregamos como ferramenta de coleta dos dados o software Grid Monitoramento. No percurso metodológico, as postagens foram classificadas em dois momentos. No primeiro, em positivas, negativas e neutras. No segundo, obedece aos critérios de categorização apresentados na metodologia. Após a realização dessas divisões, os dados foram analisados a partir das coocorrências de termos que aparecem incidentes ou não. Os resultados mostraram que, além da afetiva, há uma memória teleafetiva, resultante dos efeitos emocionais advindos da televisão, da socialização e dos afetos construídos com os grupos de referência. O Canal Viva passa a ser um lugar de revisitação, que evoca as memórias e as afetividades do público. Há um prazer em voltar ao passado por constituir um laço social reconstruído pelas rememorações, das quais a TV fez parte em momentos particulares e coletivos das pessoas.por
dc.description.abstractThis doctoral thesis has as general objective, to analyze how Canal Viva viewers' affective memory is constituted in Brazil. We try to answer in which way the audience conquest happens, how the affective memory can interfere in this process of acceptance, who are and how these viewers interact in social media and what memories and affections are shown in the posts. We use the Content Analysis of Laurence Bardin (2011), which establishes the research on the semantic meanings of comments, observing the verbs, adjectives and expressions that provide meaning in the conversation published on the network. With the analysis of content it was possible to construct categories of analysis that allowed to understand viewers‟ manifestations about Canal Viva. We analyzed the comments posted by viewers on twitter website on the telenovelas Cambalacho and Laços de Família. For this, we use Grid Monitoring software as a data collection tool. As a methodological course the posts were classified in two moments. The first one was positive, negative and neutral, and the second was in accordance with the categorization criteria presented in the methodology. After these divisions were made, the data were analyzed with the co-occurrences of terms that appear incidental or not. The final results showed that, in addition to being affective, there is a tele-affective memory, resulting from the emotional effects of television, socialization and the affections built with reference groups. Canal Viva becomes a place of revisitation, which evokes the memories and affectivities of the public. It is a pleasure to return to the past because it is a social bond reconstructed by remembrances, in which the TV was part of the private and collective moments of people.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-06-29T14:34:50Z No. of bitstreams: 1 TES_MARIO_ABEL_BRESSAN_JUNIOR_COMPLETO.pdf: 2519099 bytes, checksum: 937424692b4782fbf7968ed35d4a3e20 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-29T14:34:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TES_MARIO_ABEL_BRESSAN_JUNIOR_COMPLETO.pdf: 2519099 bytes, checksum: 937424692b4782fbf7968ed35d4a3e20 (MD5) Previous issue date: 2017-03-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/168862/TES_MARIO_ABEL_BRESSAN_JUNIOR_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectTelevisãopor
dc.subjectMemória Teleafetivapor
dc.subjectRedes Sociaispor
dc.subjectCanal Vivapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA memória afetiva e os telespectadores : um estudo do Canal Vivapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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