Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7361
Document type: Dissertação
Title: Aplicação do formalismo SAN para avaliação de desempenho de uma equipe de desenvolvimento de software baseada no modelo Waterfall
Author: Massitela, Ildo Inês Robão 
Advisor: Fernandes, Paulo Henrique Lemelle
Abstract (native): O proliferação do uso de softwares no dia a dia de diversas instituições é um fato incontestável, quer seja instituições acadêmicas, industriais, comerciais, dentre outras. Esta grande procura de softwares cria um ambiente de grande pressão na academia e na indústria de software no que se refere a capacidade de resposta da grande demanda. A avaliação de desempenho pode ser um dos grandes benefícios para as instituições, na tomada de decisões que podem contribuir no aumento e melhoria da capacidade de resposta da crescente demanda. O presente trabalho tem como objetivo mostrar, com base num estudo de caso, a aplicação de modelagem estocástica para avaliação de desempenho de uma equipe de desenvolvimento de software que tem o modelo de processos Waterfall como base do projeto de software. Apesar de ser um modelo que vem sofrendo críticas, tem sido um recurso em vários projetos de software pela sua estrutura rígida e muito focada no gerenciamento. Alguns dos fatores que garantem um bom gerenciamento são as fases do projeto bem distintas, onde uma fase não se inicia sem que a outra tenha terminado e o foco para documentação que ajuda no histórico institucional ao longo do tempo.
Abstract (english): The proliferation of the use of software on a daily basis from various institutions is an indisputable fact, whether academic institutions, industrial, commercial, among others. This great looking software creates a great pressure environment in academia and software industry regarding the responsiveness of the great demand. The performance assessment can be a major benefit to the institutions, decision-making can contribute in increasing and improving the responsiveness of growing demand. This paper aims to show, based on a case study, the use of stochastic modeling for performance evaluation of a software development team that has the waterfall model based software design. Despite being a model that has been criticized, it has been a feature in various software projects for its rigid structure and focused management. Some of the factors that ensure a good management are very different design phases where one phase does not start without the other has finished and documentation that helps to focus the institutional history over time.
Keywords: Modelos de Desenvolvimento de Software
Waterfall
Modelagem Estocástica
Stochastic Automata Network
Avaliação de Sistemas
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7361
Issue Date: 23-Mar-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_ILDO_INES_ROBAO_MASSITELA_COMPLETO.pdfTexto Completo1.96 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.