Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchuh, Malu Santarem-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8155308D0por
dc.contributor.advisor1Casartelli, Alam de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760944H7por
dc.date.accessioned2017-05-18T17:25:52Z-
dc.date.issued2017-01-17-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7280-
dc.description.resumoA presente dissertação visa cumprir a exigência estabelecida para a obtenção do título de Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Considera-se que a principal indagação que esta pesquisa se propôs a discutir se refere à trajetória acadêmica dos universitários de primeira geração da família nos cursos de graduação da PUCRS. A pesquisa busca analisar a trajetória acadêmica dos universitários de primeira geração da família nos cursos de graduação da PUCRS, visando contribuir com a formação acadêmica destes alunos. Tais universitários caracterizam-se por serem alunos que ingressaram na universidade pela primeira vez entre os membros de suas famílias (pais e irmãos). Para tanto, contextualiza-se sobre o tema utilizando o aporte teórico dos referidos autores: Casartelli; Cunha; Dubar; Josso; Mancebo; Morosini; Ristoff; Rocha; Santos; Zabalza, entre outros, além das políticas educacionais existentes no cenário brasileiro. Realizou-se um estudo de caso (YIN, 2010) na PUCRS, em que as estratégias adotadas foram: a) pesquisa qualitativa (MALHOTRA, 2006) de caráter exploratório, por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade, com abordagem direta e; b) pesquisa quantitativa (MALHOTRA, 2006), em que o instrumento utilizado foi um questionário direcionado para uma amostra representativa de alunos a fim de quantificar os dados categorizados. A análise e interpretação dos dados ocorreram a partir da técnica de Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2011) e por meio de estatísticas descritivas de acordo com Malhotra (2006). Como principais resultados tem-se a caracterização do perfil de alunos que compreende a primeira geração da família na universidade, os desafios e possibilidades no decorrer da trajetória acadêmica, a importância do apoio familiar no decorrer da graduação e o espaço da universidade. As conclusões direcionam para o acesso à informação, visando oferecer subsídios às universidades para a construção de políticas institucionais, fomentar um trabalho articulado com a comunidade acadêmica, contribuir para que o universitário de primeira geração seja partícipe de sua formação e promover discussões acerca deste tema.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to fulfill the needing to Education Master degree obtaining by Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). We consider that the main question of this research is the first generation students of a family in them academic trajectory at graduation courses of PUCRS, with the objective to contribute for a quality graduating. These academics are students that entered in the university as the firsts between their family (parents and brothers/sisters). For that, will theory support in the authors ahead: Casartelli; Cunha; Dubar; Josso; Mancebo; Morosini; Ristoff; Rocha; Santos; Zabalza, among others, beyond the educational policies figuring out in brazilian scenario. Got realized a case´s study (YIN, 2010) in PUCRS, being adopted this strategies: a) qualitative research (MALHOTRA, 2006) in exploratory way, using depth semistructured interviews, with direct approach and; b) quantitative research (MALHOTRA, 2006), where will be realized a questionnaire with a representative sample from students to quantify the categorized data. The data analysis and interpretation occurred from the Discoursive Text Analysis (DTA) proposal of Moraes e Galiazzi (2011) and into descriptive statistics according to Malhotra (2006). As mainly results we have the students profile characterization that concerns the first generation students of a family in a university, the challenges and possibilities on the academic trajectory progress, the family support importance in graduation way and the university´s space. The conclusions directed for the information access, sighting to offer aids for the universities to institutional policies edification, supporting an articulating work with academic community, helping for the first generation student be included in his own graduating and foment discussions about this theme.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-05-18T17:25:52Z No. of bitstreams: 1 DIS_MALU_SANTAREM_SCHUH_COMPLETO.pdf: 2142613 bytes, checksum: f3c8245073ba9da1524efdd0251d5c96 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-18T17:25:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_MALU_SANTAREM_SCHUH_COMPLETO.pdf: 2142613 bytes, checksum: f3c8245073ba9da1524efdd0251d5c96 (MD5) Previous issue date: 2017-01-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/168222/DIS_MALU_SANTAREM_SCHUH_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectAluno de Primeira Geraçãopor
dc.subjectTrajetória Acadêmicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA trajetória da primeira geração da família na universidade : contribuições acerca da formação acadêmica na PUCRSpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_MALU_SANTAREM_SCHUH_COMPLETO.pdfTexto Completo2,09 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.