Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7230
Tipo do documento: Tese
Título: Redescobrir : a experiência em uma brinquedoteca com abordagem montessoriana e a formação de professores
Autor: Frufrek, Giselle 
Primeiro orientador: Rozek, Marlene
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender e identificar as contribuições de uma brinquedoteca com abordagem montessoriana para a formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais. Pretende-se que a compreensão advinda deste estudo contribua à ressignificação da formação lúdica docente, colaborando na reflexão sobre práticas educativas, através de ambientes lúdicos com abordagem montessoriana. Para tanto, a pesquisa visa, através da metodologia de Grupo Focal, analisar a contribuição desta experiência para a formação de professores que frequentam esta brinquedoteca com seus alunos, em atendimento ludo-pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os dados coletados através de Grupo Focal foram analisados pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). A análise de dados ressalta que os participantes apontam diferentes perspectivas quanto aos aspectos formativos da brinquedoteca, tais como: a busca do conhecimento contínuo, construção de sentido, exercício de autonomia, provocar a construção de ambientes preparados à criança, suscitar o estudo da ludicidade, da abordagem montessoriana e a transformação do processo educativo, através de um diálogo permanente, reafirmando o tempo-espaço do trabalho da criança – o brincar.
Abstract: This research aims to understand and identify the contributions of a toy library considering the montessorian approach to the training of teachers of Kindergarten and Primary School. It is intended that the understanding derived from this study contributes of the re-signification of the teacher training, collaborating to the reflection on educational practices, through playful environments and the montessorian approach. To do so, the research aims, through the methodology of focus group, to analyze the contribution of this experience to the training of teachers who attend this toy library with their students, in ludo-pedagogic care. This is a qualitative research and the data collected through Focus Group were analyzed by Content Analysis (BARDIN, 2009). The data analysis emphasizes that the participants point out different perspectives regarding the formative aspects of the toy library, such as: the search for continuous knowledge, the construction of meaning and the exercise of autonomy; besides offering the construction of environments prepared to the child, the study of playfulness, of montessorian approach and the transformation of the educational process through a permanent dialogue, reaffirming the time-space of the child's work – to play.
Palavras-chave: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
BRINQUEDOTECAS
MONTESSORI, MÉTODOS DE
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7230
Data de defesa: 15-Dez-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_GISELLE_FRUFREK_COMPLETO.pdfTexto Completo3,11 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.