Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6438
Document type: Tese
Title: Basta qualificar? : o Pronatec como estratégia de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria
Author: Silva, Jorge Alexandre da 
Advisor: Guimarães, Gleny Terezinha Duro
Abstract (native): A presente tese situa-se na linha de pesquisa Serviço Social e Políticas Sociais e tem como objetivo geral, analisar como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) se constitui como estratégia de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, a fim de contribuir para o debate sobre a massificação da qualificação profissional no enfrentamento à extrema pobreza. Assim, elaborou-se o seguinte problema de pesquisa: como se estrutura a inclusão produtiva a partir do Programa Pronatec Brasil Sem Miséria? Fundamentado no método materialista, histórico e dialético o presente estudo utiliza a pesquisa documental como técnica de pesquisa. A coleta de dados abrange documentos oficiais, textos publicados por instituições do governo federal, entrevistas de representantes do governo federal, documentos de orientações técnicas do governo federal e textos contendo análises sobre a educação profissional e a qualificação profissional. Tais fontes foram consultadas a partir de sites da internet. O estudo mostra que o Pronatec é apontado como uma iniciativa positiva para aumentar a formação e a qualificação da força de trabalho no país. No entanto, a estratégia adotada no Pronatec tem sido questionada no que tange aos cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), cuja oferta está concentrada especialmente no Sistema S e na rede privada, com recursos oriundos do fundo público. Desta forma, o aumento no número de matrículas da qualificação profissional do Pronatec tem sido baseado na formação aligeirada para a colocação no mercado de trabalho, assim como na privatização e mercantilização da educação. Por outro lado, essa estratégia tem possibilitado ao governo federal dispor da infraestrutura humana e material fundamental para ampliar as ações do programa. A pesquisa apontou avanços do Pronatec em relação ao Planseq/Bolsa Família. Embora sejam duas estratégias do governo federal para a inclusão produtiva de beneficiários dos programas de transferência de renda, observou-se que no Pronatec os critérios adotados para a matrícula nos cursos de qualificação profissional são menos excludentes do que no Planseq/Bolsa Família. O fato é que no Pronatec não há exigência de escolaridade e nem limitação do número de participantes por família. Daí o avanço em se adotar a inscrição no CadÚnico como principal critério para a inserção da população nos cursos de qualificação profissional. Com isso o governo Dilma acabou por estruturar o Pronatec como uma estratégia unificada, que cada vez mais tem se tornado referência para os municípios brasileiros. A pesquisa também mostra que o governo federal aposta no Pronatec como estratégia do Plano Brasil Sem Miséria para enfrentar a extrema pobreza, mas não espera que a qualificação profissional seja de imediato ou de forma milagrosa a “porta de saída” da transferência de renda, com o entendimento de que nem todas as famílias sairão do Programa Bolsa Família. Não obstante, a massificação da qualificação profissional via Pronatec, tem sido marcada pelas ideologias da empregabilidade e do empreendedorismo, plenamente adequadas ao modo de ser da acumulação flexível. Desse modo, estimula-se a capacitação individual e a qualificação emergencial, com foco na responsabilidade do trabalhador em assegurar seu espaço no mercado de trabalho em detrimento de uma atenção maior à formação básica.
Abstract (english): Esta tesis se sitúa en la línea de investigación en Trabajo Social y Política Social y tiene el aspecto objetivo general la forma en que el Programa Nacional para el Acceso a la Educación Técnica y Empleo (Pronatec) se constituye como estrategia de inclusión productiva de Brasil sin plan de la Pobreza, para contribuir al debate sobre la masa de cualificación profesional para luchar contra la pobreza extrema. Así, hemos elaborado el siguiente problema de investigación: cómo estructurar incluyendo la producción del Programa Pronatec Brasil sin pobreza? Basado en el método materialista histórico y dialéctico este trabajo mediante la investigación documental como técnica de investigación. La recolección de datos se refiere a documentos oficiales, los textos publicados por instituciones del gobierno federal, entrevistas de representantes del gobierno federal, la orientación técnica de los documentos del gobierno federal y los textos que contienen análisis de la educación y la capacitación profesional. Estas fuentes fueron consultadas desde sitios de Internet. El estudio muestra que la Pronatec es nombrado como una iniciativa positiva para aumentar la formación y cualificación de la fuerza de trabajo en el país. Sin embargo, la estrategia adoptada en Pronatec ha sido cuestionado con respecto a los cursos de Formación Continua inicial, cuya oferta se concentra sobre todo en el sistema S y la red privada, con fondos del fondo público. Por lo tanto, el aumento de la matrícula de la cualificación profesional de Pronatec se ha basado en la formación superficial para la colocación en el mercado laboral y la privatización y la mercantilización de la educación. Por otro lado, esta estrategia ha permitido que el gobierno federal tiene la infraestructura humana y material de fundamental para ampliar las acciones del programa. La encuesta mostró un progreso en relación con el Pronatec Planseq / Bolsa Familia. Aunque estas dos estrategias del gobierno federal para la inclusión productiva de los beneficiarios de los programas de transferencia de ingresos, se observó que en Pronatec los criterios adoptados para la inscripción en los cursos de formación profesional son menos exclusiva que en Planseq / Bolsa Familia. El hecho es que en Pronatec no hay ningún requisito de escolaridad y no limitar el número de participantes por familia. Por lo tanto, el progreso en la adopción de la inscripción en CadÚnico como el principal criterio para la inclusión de la población en los cursos de formación profesional. Con esto, el gobierno de Dilma resultó estructurar el Pronatec como una estrategia unificada, que se ha convertido cada vez más en una referencia para las ciudades brasileñas. La encuesta también muestra que el gobierno federal está apostando a Pronatec como el Brasil sin estrategia Plan de pobreza para hacer frente a la pobreza extrema, pero no espera que la cualificación profesional es inmediatamente o de forma milagrosa a "puerta de salida" de la transferencia de dinero en efectivo, con el entendimiento de que no todas las familias dejarán el Programa Bolsa Familia. Sin embargo, la masificación de la cualificación profesional a través de Pronatec, ha estado marcada por las ideologías empleabilidad y el espíritu empresarial, totalmente apropiada para el modo de ser de la acumulación flexible. Por lo tanto, estimula a las habilidades de capacitación y de emergencia individuales, centrándose en la responsabilidad de los trabajadores para asegurar su lugar en el mercado de trabajo a costa de una mayor atención a la formación básica.
Keywords: SERVIÇO SOCIAL - BRASIL
ASSISTÊNCIA SOCIAL - BRASIL
POLÍTICA SOCIAL - BRASIL
POLÍTICAS PÚBLICAS
PRONATEC
INCLUSÃO SOCIAL - BRASIL
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
POBREZA - BRASIL - ASSISTÊNCIA SOCIAL
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Serviço Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6438
Issue Date: 14-Aug-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
476746 - Texto Completo.pdfTexto Completo1.27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.