Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6089
Document type: Dissertação
Title: Juventudes : o projeto social como um dos espaços para a construção da socialidade juvenil
Author: Silva, Silvia Gama da 
Advisor: Lacerda, Miriam Pires Corrêa de
Abstract (native): O presente trabalho trata de uma reflexão acerca dos espaços socioculturais que contribuem para a construção das socialidades juvenis. Para esta investigação, que foi pautada na abordagem qualitativa, optou-se pelo estudo de caso do tipo etnográfico. O campo de investigação foi um Projeto Social que atende jovens em uma cidade do Rio Grande do Sul, por meio do qual foi possível através do depoimento dos jovens e também dos educadores investigar esse espaço e a sua contribuição para a construção das socialidades juvenis. A produção dos dados estendeu-se de abril a dezembro de 2014, mediante observação participante, análise documental, entrevista semiestruturada e a roda de conversa. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, conforme ensinam Moraes e Galiazzi (2011) e resultaram nas seguintes categorias: O projeto social na visão dos jovens: Ser jovem é não ser velho, Na presença do outro eu me constituo e É preciso aprender a viver no projeto; O projeto social na visão dos educadores que ali trabalham: Classe de sujeitos que resistem todo o tempo – Indisciplinados e Jovens em situação de vulnerabilidade social. Os achados da pesquisa confirmam a importância do Projeto Social na constituição das identidades e subjetividades dos jovens que dele participam. O estudo apontou ainda que muitas das práticas colocadas em funcionamento no Projeto remetem para uma ideia de juventude que precisa ser “docilizada”, aprender a atender prontamente e seguir normas. No entanto, constatou-se também que os jovens encontram brechas para resistência e protagonismo.
Abstract (english): This study is a reflection on the socio-cultural spaces that contribute to the construction of youth socialities. Fot this research, which was lined on a qualitative approach, it was opted by the ethnographic case study . The research field was a Social Project that meets young people in a city of Rio Grande do Sul, wherewith it was possible through the testimony of young people, and also educators, investigate this space and its contribution to the construction of youth socialities. Data collection was extended from April to December 2014 by participant observation, document analysis and semi-structured interview and the conversation wheel. Data were analyzed through Discoursive Textual Analysis, as taught Moraes and Galiazzi (2011) and resulted in the following categories: The social project in the vision of young people: Being young is be not old, In the presence of the other we constitute me and is necessary learn to live in the project; The social project in the view of educators who work there: Subject class that resist all the time - unruly and youth in social vulnerability. The survey findings confirm the importance of Social Project in the constitution of identities and subjectivities of young people who participate. The study found that even many of the practices put into operation at the Project refer to an idea that the youth needs to be "made docile", learn to meet promptly and follow rules. However, it also found that young people find loopholes for strength and leadership.
Keywords: EDUCAÇÃO
CULTURA
SOCIALIZAÇÃO (EDUCAÇÃO)
JUVENTUDE
PROJETOS SOCIAIS
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6089
Issue Date: 27-Feb-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
469644 Texto Completo.pdfTexto Completo1.23 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.