Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6023
Document type: Dissertação
Title: Educação no pós-abolição : a escolarização de afrodescendentes em Florianópolis – SC (1888 – 1930)
Author: Boff, Virginia Ferreira 
Advisor: De la Fare, Mónica
Abstract (native): A pesquisa tem como proposta investigar qual era o lugar da educação escolar para os africanos e afrodescendentes no pós-abolição, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, compreendido entre 1888 e 1930. Pretendeu-se, através dessa investigação, perceber como foram os processos de escolarização para os referidos grupos, quais os impactos e desdobramentos das políticas públicas educacionais destinadas às populações acima citadas no pós-abolição. A metodologia baseia-se na pesquisa dos registros nos arquivos públicos de Santa Catarina, buscando informações sobre escolarização inicial, seja em grupos escolares ou em outros espaços de instrução inicial. As fontes de pesquisa são os Relatórios de Presidentes de Província, os Ofícios, Correspondências e Relatórios da Diretoria de Instrução Pública e jornais do período. O referencial para estudo das relações no campo social e educacional é Bourdieu (1989, 2003); das relações raciais no pós-abolição tem como base autores Mattos (2004), Cardoso (2004), Lucindo (2009) e D'Ávila (2006). Esta produção busca contribuir para o desenvolvimento do campo educacional no que concerne a Educação para as Relações Étnicorraciais do Brasil, a partir de uma leitura da História da Educação dos grupos populares e de suas relações e estratégias de escolarização em um período histórico que há poucas pesquisas acerca do tema, propondo dar visibilidade as populações de origem africana no pósabolição.
Abstract (english): This research aims to investigate what the role of formal education for the Africans and African descendants in the post-abolition period, in Florianópolis, Santa Catarina, between 1888 and 1930. This dissertation intents to understand how the education process took place for those groups and what the impacts and consequences of educational public policies to the people mentioned above in the post-abolition. The methodology is based on the research of public records of the Santa Catarina State and seeks information about the student groups and other places for initial education. The sources were the “Province President's Reports”, letters and repots of the “Diretoria de Instrução Pública”, newspaper of the period, and other documents. Bourdieu (1989; 2003) is the reference for the study in field of the social and educational relationships; the race relations in the post-abolition period is based in the authors Mattos (2004), Cardoso (2004), Lucindo (2009) e D'Ávila (2006). This dissertation attempts to contribute for the educational field development with respect to the education for etnicorracial relationships in Brazil. From some interpretation of the Education History of popular groups and their relationships and strategies of education in history period – a subject whose research is scarce - giving visibility to the Afro-descendants in the post-abolition.
Keywords: EDUCAÇÃO - SANTA CATARINA
EDUCAÇÃO - BRASIL - HISTÓRIA
NEGROS - BRASIL - EDUCAÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6023
Issue Date: 27-Feb-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
468735 - Texto Completo.pdfTexto Completo2.03 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.