Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5944
Document type: Dissertação
Title: Globo Rural : as estratégias da TV aberta para conquistar a audiência da agricultura familiar
Author: Cunha, Ricardo Ramos Carneiro da 
Advisor: Costa, Cristiane Finger
Abstract (native): Esta dissertação tem como tema o jornalismo especializado na televisão aberta brasileira. O objetivo geral é pesquisar as estratégias do Globo Rural Diário (GRD) para atender e atrair a audiência da agricultura familiar, entendida por nós como sendo o público preferencial desse programa. Adotada como objeto de pesquisa a atração da Rede Globo, que durante 14 anos levou informações ao homem do campo, integra o corpus deste estudo, investigado a partir da análise de conteúdo sistematizada por Bardin (2011). O referencial teórico, que conceitua e contextualiza a agricultura familiar, é fundamentado por autores como Ploeg (2008) e Silva (2002). As ideias do modelo comunicacional participativo e dialógico de Bordenave (2011) e Freire (1977), precursores no estudo da comunicação rural, ajudam a compreender as relações das mídias e o meio rural. A partir das informações jornalísticas apresentadas no programa, fica evidente a relação de proximidade do GRD com os agricultores familiares através da seleção dos valores-notícia, bem como dos operadores de endereçamento que fidelizavam o público, ainda que muitas vezes fosse representado de forma estereotipada. Na fundamentação teórica deste estudo foram utilizados ainda os conceitos de Wolton (1996), Bucci (2004), Erbolato (1981), Ferrés (1998), Souza (2004), Gomes (2011), Marcondes Filho (2009), Alsina (2009), Traquina (2008) e Wolf (2012).
Abstract (english): This dissertation has as its theme the specialized journalism in the Brazilian broadcast television. The overall objective is to research the strategies of the Globo Rural Diário (GRD) to meet and attract the audience of the family farming, understood by us as the preferencial audience of this program. Adopted as the research focus the program in Rede Globo, which for 14 years has led information to the farmers, having the part of the corpus of this study, the investigation from the systematic content analysis by Bardin (2011). The theoretical framework that defines and contextualizes the family farming is grounded by the authors such as Ploeg (2008) and Silva (2002). The ideas of participatory and dialogic communication model of Bordenave (2011) and Freire (1977), precursors in the study of the rural communication, help to understand the relationship of media and the countryside. From the news presented in the program, this study concludes that the GRD maintained a close relationship with family farmers through the selection of newswhortiness, as well as addressing operators who were loyal to the public, although it often was represented in a stereotyped way. In the theoretical framework of this study were also used the concepts of Wolton (1996), Bucci (2004), Erbolato (1981), Ferrés (1998), Souza (2004), Gomes (2011), Marcondes Filho (2009), Alsina (2009), Traquina (2008) and Wolf (2012).
Keywords: COMUNICAÇÃO SOCIAL
JORNALISMO
PROGRAMAS DE TELEVISÃO - BRASIL
PROGRAMAS DE TELEVISÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
AGRICULTURA FAMILIAR
REDE GLOBO DE TELEVISÃO
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5944
Issue Date: 23-Mar-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
467619 - Texto Completo.pdfTexto Completo20.63 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.