Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5944
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Ricardo Ramos Carneiro da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4907080H7por
dc.contributor.advisor1Costa, Cristiane Finger-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779279Y7por
dc.date.accessioned2015-04-24T13:52:48Z-
dc.date.issued2015-03-23-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5944-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como tema o jornalismo especializado na televisão aberta brasileira. O objetivo geral é pesquisar as estratégias do Globo Rural Diário (GRD) para atender e atrair a audiência da agricultura familiar, entendida por nós como sendo o público preferencial desse programa. Adotada como objeto de pesquisa a atração da Rede Globo, que durante 14 anos levou informações ao homem do campo, integra o corpus deste estudo, investigado a partir da análise de conteúdo sistematizada por Bardin (2011). O referencial teórico, que conceitua e contextualiza a agricultura familiar, é fundamentado por autores como Ploeg (2008) e Silva (2002). As ideias do modelo comunicacional participativo e dialógico de Bordenave (2011) e Freire (1977), precursores no estudo da comunicação rural, ajudam a compreender as relações das mídias e o meio rural. A partir das informações jornalísticas apresentadas no programa, fica evidente a relação de proximidade do GRD com os agricultores familiares através da seleção dos valores-notícia, bem como dos operadores de endereçamento que fidelizavam o público, ainda que muitas vezes fosse representado de forma estereotipada. Na fundamentação teórica deste estudo foram utilizados ainda os conceitos de Wolton (1996), Bucci (2004), Erbolato (1981), Ferrés (1998), Souza (2004), Gomes (2011), Marcondes Filho (2009), Alsina (2009), Traquina (2008) e Wolf (2012).por
dc.description.abstractThis dissertation has as its theme the specialized journalism in the Brazilian broadcast television. The overall objective is to research the strategies of the Globo Rural Diário (GRD) to meet and attract the audience of the family farming, understood by us as the preferencial audience of this program. Adopted as the research focus the program in Rede Globo, which for 14 years has led information to the farmers, having the part of the corpus of this study, the investigation from the systematic content analysis by Bardin (2011). The theoretical framework that defines and contextualizes the family farming is grounded by the authors such as Ploeg (2008) and Silva (2002). The ideas of participatory and dialogic communication model of Bordenave (2011) and Freire (1977), precursors in the study of the rural communication, help to understand the relationship of media and the countryside. From the news presented in the program, this study concludes that the GRD maintained a close relationship with family farmers through the selection of newswhortiness, as well as addressing operators who were loyal to the public, although it often was represented in a stereotyped way. In the theoretical framework of this study were also used the concepts of Wolton (1996), Bucci (2004), Erbolato (1981), Ferrés (1998), Souza (2004), Gomes (2011), Marcondes Filho (2009), Alsina (2009), Traquina (2008) and Wolf (2012).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2015-04-24T13:52:48Z No. of bitstreams: 1 467619 - Texto Completo.pdf: 21127486 bytes, checksum: a4972581375e0a51bbf9bbc33afbdb3c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-24T13:52:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 467619 - Texto Completo.pdf: 21127486 bytes, checksum: a4972581375e0a51bbf9bbc33afbdb3c (MD5) Previous issue date: 2015-03-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17774/467619%20-%20Texto%20Completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectJORNALISMOpor
dc.subjectPROGRAMAS DE TELEVISÃO - BRASILpor
dc.subjectPROGRAMAS DE TELEVISÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectAGRICULTURA FAMILIARpor
dc.subjectREDE GLOBO DE TELEVISÃOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleGlobo Rural : as estratégias da TV aberta para conquistar a audiência da agricultura familiarpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
467619 - Texto Completo.pdfTexto Completo20,63 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.