Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/574
Document type: Dissertação
Title: Organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP) do município de Porto Alegre : espaços socioocupacionais dos assistentes sociais?
Author: Martinelli, Tiago 
Advisor: Couto, Berenice Rojas
Abstract (native): O presente estudo discute a composição sociopolítica das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) enquanto espaço socioocupacional, de modo a desvendar os processos de trabalho em que participam os Assistentes Sociais. Interessa, nos marcos desta dissertação, explicar como os Assistentes Sociais estão sendo chamados a ocupar espaço nessas organizações e como os processos de trabalho instituídos podem, ou não, dar concretude ao projeto ético-político do Serviço Social. Nessa perspectiva, desencadeia-se a discussão das relações entre Estado, mercado e sociedade civil. Problematiza-se o reordenamento institucional das relações sociais através das novas organizações, surgidas, no Estado democrático, sob a égide da economia de mercado. O tema da investigação é de relevância para o Serviço Social, principalmente no que se refere aos processos de trabalho implicados diretamente com a questão social, sendo as manifestações desta refletidas em alterações indissociáveis do processo de reestruturação produtiva nos espaços socioocupacionais. É preciso evidenciar a importância de ocupar os espaços de forma qualificada, reforçando a identidade profissional, desvendando as contradições na perspectiva do projeto ético-político do Serviço Social. Inseridos na divisão sociotécnica do trabalho, os Assistentes Sociais passam a ter funções e competências, para atuarem na formulação e na avaliação de políticas, planejamento e gestão, inscritos em equipes interdisciplinares que tencionam a identidade profissional.
Keywords: ASSISTENTES SOCIAIS - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS
SOCIEDADES CIVIS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Serviço Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citation: MARTINELLI, Tiago. Organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP) do município de Porto Alegre : espaços socioocupacionais dos assistentes sociais?. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/574
Issue Date: 8-Mar-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
389331.pdfTexto Completo2.55 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.