Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5547
Tipo do documento: Dissertação
Título: A influência da governança corporativa no desempenho econômico em empresas de capital aberto no Brasil
Autor: Costa, Gustavo da Silva 
Primeiro orientador: Gusmão, Sérgio Luiz Lessa de
Resumo: O tema governança corporativa tem adquirido uma importância crescente, por ser bem difundida a hipótese de que a estrutura de governança corporativa gera mudanças significativas no modelo de gestão, no desempenho e no valor da empresa. Desta forma, este trabalho analisa se a estrutura de governança corporativa interfere no desempenho empresarial e na estratégia de negócio de empresas nacionais. Neste contexto, o objetivo da dissertação foi analisar a influência do processo de governança corporativa para o desempenho econômico em empresas de capital aberto no Brasil nos últimos cinco anos. A partir deste fato, procurou-se identificar os motivos que levam as empresas a optar pela governança corporativa. Tais fatores foram levantados dentro de uma revisão de literatura da nova economia institucional, analisando a teoria da agência, a teoria da firma, a teoria dos custos de transação, os direitos de propriedade, contratos e instituições e a teoria dos stakeholders. Em seqüência, foi caracterizada a governança corporativa no Brasil e no mundo e seus principais elementos de medição. Após, procedeu-se a uma a análise geral dos resultados de três estudos de caso referentes a empresas brasileiras de capital aberto, sendo que, para tanto, realizaram-se três entrevistas com stakeholders primários (ligados diretamente à gestão das empresas) e seis stakeholders secundários (provenientes do setor público, consultores e analistas do mercado financeiro). Os resultados obtidos, principalmente pela entrevistas realizadas, demonstram que a governança corporativa não apresenta uma correlação clara com o desempenho econômico das instituições. A mesma tem significativa importância nos itens de valorização no mercado financeiro, sucessão, profissionalização, fontes de financiamento mais acessíveis, aquisição de novos negócios e mudanças de estrutura de propriedade de capital.
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO
GOVERNANÇA CORPORATIVA
EMPRESAS - ASPECTOS ECONÔMICOS
MERCADO DE CAPITAIS
DECISÕES ADMINISTRATIVAS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citação: COSTA, Gustavo da Silva. A influência da governança corporativa no desempenho econômico em empresas de capital aberto no Brasil. 2008. 156 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5547
Data de defesa: 7-Ago-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
404971.pdfTexto Completo708,73 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.