Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5058
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uso de relações semântico-estruturais no aprimoramento do cálculo da similaridade semântica : um estudo voltado a estruturas ontológicas em língua portuguesa
Autor: Brandolt, Josiane Fontoura dos Anjos 
Primeiro orientador: Lima, Vera Lúcia Strube de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estudar alternativas para aprimorar a medida SiSe (Similaridade Semântica), que foi proposta por Freitas [FRE07]. Esta medida visa o mapeamento de termos entre estruturas ontológicas distintas, utilizando uma adaptação do Modelo Taxonômico de Maedche e Staab [MAE02b] para o cálculo da similaridade semântica que faz uma comparação da similaridade entre termos de estruturas ontológicas distintas através da análise da hierarquia em que os mesmos se inserem, seus superconceitos e subconceitos. Desta forma, o coeficiente resultante é a similaridade semântico-estrutural entre os termos das estruturas ontológicas. A medida SiSe levou a coeficientes de similaridade considerados relativamente satisfatórios para o mapeamento semântico-estrutural, porém não atingiu seus objetivos em alguns casos para os quais foi testada. Incluem-se aqui os resultados considerados como falsos positivos e os casos de similaridade que a medida não detectou (falsos negativos). Partindo desses problemas, estratégias de similaridade estrutural são propostas para aprimorar, assim, a medida SiSe. As estratégias são baseadas, em sua maioria, em trabalhos da literatura que abordam a similaridade estrutural através de: i) atribuições de fatores de adequação fundamentados na posição dos termos na hierarquia da estrutura ontológica; ii) atribuições de conjuntos formados pelos superconceitos dos termos analisados; iii) atribuições de conjuntos formados pelos subconceitos destes termos e; iv) o uso da medida de Jaccard corrigida. As estratégias são descritas e avaliadas de acordo com um recurso denominado Golden Mapping e métricas mais comumente utilizadas na literatura: precisão, abrangência e medida-F. Os resultados obtidos chegaram a 100% de acurácia no que se refere aos falsos positivos da SiSe.
Palavras-chave: INFORMÁTICA
ONTOLOGIA
TAXIONOMIA
SEMÂNTICA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Informáca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citação: BRANDOLT, Josiane Fontoura dos Anjos. Uso de relações semântico-estruturais no aprimoramento do cálculo da similaridade semântica : um estudo voltado a estruturas ontológicas em língua portuguesa. 2009. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5058
Data de defesa: 9-Mar-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
416526.pdfTexto Completo2,16 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.