Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5007
Document type: Dissertação
Title: No-risk : um processo para aplicação de gerência de risco de projetos de software focados em sistemas de informação
Author: Oliveira, Gustavo da Costa 
Advisor: Bastos, Ricardo Melo
Abstract (native): O ritmo acelerado de mudanças e a busca de melhores resultados fizeram com que o mundo ficasse cada vez mais preocupado com gerência de projetos de software. Entretanto, problemas imprevistos podem gerar um grande impacto neste processo, tais como excesso de custo, atraso de cronograma, problemas relacionados à qualidade e a falta de funcionalidade. Neste trabalho foi realizada uma pesquisa visando identificar e quantificar os principais fatores de risco em projetos de software para sistemas de informação junto a gerentes de projeto vinculados a empresas da área de Tecnologia da Informação (TI) em nível nacional. Tal estudo teve como objetivo determinar um correto dimensionamento destes fatores, permitindo um melhor tratamento dos possíveis riscos inerentes à execução do projeto. Juntamente com este estudo, foram pesquisados alguns processos de gerência de risco de projetos de software (GRPS) na literatura, visando obter uma base para um foco mais aprofundado sobre este tema. Como resultado desta pesquisa observou-se a inexistência de um processo de GRPS que focasse uma dimensão de projeto específica, ou seja, nenhum dos processos estudados se preocupou em priorizar e definir técnicas ou estratégias específicas para uma determinada dimensão de projeto (custo, prazo e qualidade) em função da sua importância. Buscando preencher estas lacunas, desenvolveu-se um processo de GPRS, denominado No-Risk, aplicado às dimensões de custo, prazo e qualidade de projetos, desenvolvido para integração com um processo de desenvolvimento de software focado em sistemas de informação. A proposta deste processo apresenta como premissa básica a análise de riscos baseada em fatores de risco previamente mapeados. O processo foi aplicado por um gerente de projetos em um projeto de software de sistemas de informação de uma empresa com foco em TI. Para avaliação da proposta, o processo foi aplicado em um projeto de software de sistemas de informação de uma empresa com foco em TI.
Keywords: GERÊNCIA DE PROJETOS (INFORMÁTICA)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE RISCO
ENGENHARIA DE SOFTWARE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Informáca
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citation: OLIVEIRA, Gustavo da Costa. No-risk : um processo para aplicação de gerência de risco de projetos de software focados em sistemas de informação. 2006. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5007
Issue Date: 8-Mar-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
379478.pdfTexto Completo2.72 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.