Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4680
Tipo do documento: Dissertação
Título: A influência social na construção do conhecimento : a formação dos currículos de sociologia no ensino médio
Autor: Stempkowski, Ivete Fatima 
Primeiro orientador: Mallmann, Maria Izabel
Resumo: Nosso trabalho investiga a inclusão da Sociologia no Ensino Médio no contexto histórico-social contemporâneo. Partimos do pressuposto de que o contexto social influencia na formação do conhecimento para investigar quais são os conteúdos presentes nos currículos dos alunos de Ensino Médio, de Sociologia, e, com relação a qual realidade histórico-social eles são condizentes. Nossa pesquisa é qualitativa e recorremos a entrevistas com professores de Sociologia e Coordenadores Pedagógicos de escolas de Ensino Médio - selecionadas - da cidade de Porto Alegre- RS, bem como, analisamos os respectivos currículos. Recorremos às contribuições teóricas de Karl Mannheim (1967), Thomas Luckman (1978) e Pierre Bourdieu (2005), para desenvolver conceitos relevantes à definição do nosso pressuposto teórico, dando sentido a este trabalho. E, de Boaventura de Souza Santos (2005), Nestor Garcia Canclini (2005), José Murilo de Carvalho (2001), Milton Santos (2004), bem como dados do IBGE para apresentar aspectos da realidade histórico-social contemporânea. Lançamos mão da Análise de Discurso, tal como definida por Willian Soto (1998) para a análise dos resultados de nossa pesquisa.
Palavras-chave: SOCIOLOGIA
ENSINO MÉDIO - BRASIL
CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)
CURRÍCULO - ENSINO MÉDIO
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: STEMPKOWSKI, Ivete Fatima. A influência social na construção do conhecimento : a formação dos currículos de sociologia no ensino médio. 2010. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4680
Data de defesa: 6-Jul-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
428114.pdfTexto Completo1,91 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.