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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/465
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Oliveira, Sirlei de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216013U7 | por |
dc.contributor.advisor1 | Kern, Francisco Arseli | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796316E4 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:20:15Z | - |
dc.date.available | 2010-06-02 | - |
dc.date.issued | 2010-03-25 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Sirlei de. O olhar da escola sobre o fenômeno da violência doméstica : estudo junto às escolas da rede pública municipal de São Leopoldo, RS. 2010. 156 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/465 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a temática da violência doméstica contra a criança e o adolescente percebida pelos profissionais de duas escolas da rede pública municipal do Município de São Leopoldo, RS, no período de 2008 a 2009 e teve como sujeitos professores, supervisores, diretores, zelador e secretário de escola, das escolas pesquisadas. O objetivo do estudo se propõe a analisar como as escolas municipais trabalham a questão da identificação, prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a criança e adolescente, com o propósito de subsidiar estratégias para o combate deste fenômeno ou para o aprimoramento de iniciativas que já tenham sido adotadas. O estudo tem como referência o problema de pesquisa formulado a partir das inquietações aliadas a sede do saber que questiona: Quais são os mecanismos de enfrentamento que as escolas da rede pública municipal de São Leopoldo adotam com relação à VDCA? Para melhor respondê-lo foi desdobrado nas seguintes questões norteadoras: Como a escola compreende a violência doméstica?; Quais os referenciais que subsidiam as avaliações e as ações realizadas para identificar e enfrentar essa problemática?; Quais os procedimentos adotados para a prevenção, identificação e enfrentamento a violência doméstica no âmbito escolar?; Que interfaces a escola realiza para efetivar essas avaliações e intervenções?; Como os profissionais são capacitados para identificar e enfrentar a problemática? Para o processo de investigação, foram seguidos os pressupostos da pesquisa qualitativa com amostragem intencional. Os principais resultados encontrados neste estudo são: os profissionais da educação conseguem identificar quando uma criança e/ou adolescente sofre VDCA, pelo comportamento apresentado e os sinais físicos; a escola não está articulada com a rede de atendimento a criança e/ou adolescente, embora revele sentir-se parte da rede, na prática cotidiana não trabalha com a rede. Desvelaram-se também nesse estudo, cargas horárias excessivas desses profissionais, salários que não satisfazem as necessidades básicas e, consequentemente o adoecimento emocional destes profissionais. Os profissionais da educação não recebem capacitações para trabalhar de forma competente as questões que envolvem a violência contra a criança e o adolescente. Os limites evidenciados na pesquisa servem de reflexão para aqueles que desejam enfrentar os desafios e com eles buscar as possibilidades de melhorar a qualidade de atendimento a crianças e adolescentes violentados. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:20:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 423651.pdf: 1149831 bytes, checksum: 56e4ff11449b77da306f5eeb32ff0d36 (MD5) Previous issue date: 2010-03-25 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6648/423651.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Serviço Social | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | SERVIÇO SOCIAL | por |
dc.subject | VIOLÊNCIA DOMÉSTICA | por |
dc.subject | VIOLÊNCIA - CRIANÇAS | por |
dc.subject | VIOLÊNCIA - ADOLESCENTES | por |
dc.subject | VIOLÊNCIA - VÍTIMAS | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO E SOCIEDADE | por |
dc.subject | RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.title | O olhar da escola sobre o fenômeno da violência doméstica : estudo junto às escolas da rede pública municipal de São Leopoldo, RS | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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423651.pdf | Texto Completo | 1,12 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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