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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Sirlei de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216013U7por
dc.contributor.advisor1Kern, Francisco Arseli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796316E4por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:20:15Z-
dc.date.available2010-06-02-
dc.date.issued2010-03-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sirlei de. O olhar da escola sobre o fenômeno da violência doméstica : estudo junto às escolas da rede pública municipal de São Leopoldo, RS. 2010. 156 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/465-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a temática da violência doméstica contra a criança e o adolescente percebida pelos profissionais de duas escolas da rede pública municipal do Município de São Leopoldo, RS, no período de 2008 a 2009 e teve como sujeitos professores, supervisores, diretores, zelador e secretário de escola, das escolas pesquisadas. O objetivo do estudo se propõe a analisar como as escolas municipais trabalham a questão da identificação, prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a criança e adolescente, com o propósito de subsidiar estratégias para o combate deste fenômeno ou para o aprimoramento de iniciativas que já tenham sido adotadas. O estudo tem como referência o problema de pesquisa formulado a partir das inquietações aliadas a sede do saber que questiona: Quais são os mecanismos de enfrentamento que as escolas da rede pública municipal de São Leopoldo adotam com relação à VDCA? Para melhor respondê-lo foi desdobrado nas seguintes questões norteadoras: Como a escola compreende a violência doméstica?; Quais os referenciais que subsidiam as avaliações e as ações realizadas para identificar e enfrentar essa problemática?; Quais os procedimentos adotados para a prevenção, identificação e enfrentamento a violência doméstica no âmbito escolar?; Que interfaces a escola realiza para efetivar essas avaliações e intervenções?; Como os profissionais são capacitados para identificar e enfrentar a problemática? Para o processo de investigação, foram seguidos os pressupostos da pesquisa qualitativa com amostragem intencional. Os principais resultados encontrados neste estudo são: os profissionais da educação conseguem identificar quando uma criança e/ou adolescente sofre VDCA, pelo comportamento apresentado e os sinais físicos; a escola não está articulada com a rede de atendimento a criança e/ou adolescente, embora revele sentir-se parte da rede, na prática cotidiana não trabalha com a rede. Desvelaram-se também nesse estudo, cargas horárias excessivas desses profissionais, salários que não satisfazem as necessidades básicas e, consequentemente o adoecimento emocional destes profissionais. Os profissionais da educação não recebem capacitações para trabalhar de forma competente as questões que envolvem a violência contra a criança e o adolescente. Os limites evidenciados na pesquisa servem de reflexão para aqueles que desejam enfrentar os desafios e com eles buscar as possibilidades de melhorar a qualidade de atendimento a crianças e adolescentes violentados.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:20:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 423651.pdf: 1149831 bytes, checksum: 56e4ff11449b77da306f5eeb32ff0d36 (MD5) Previous issue date: 2010-03-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6648/423651.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSERVIÇO SOCIALpor
dc.subjectVIOLÊNCIA DOMÉSTICApor
dc.subjectVIOLÊNCIA - CRIANÇASpor
dc.subjectVIOLÊNCIA - ADOLESCENTESpor
dc.subjectVIOLÊNCIA - VÍTIMASpor
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectEDUCAÇÃO E SOCIEDADEpor
dc.subjectRELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleO olhar da escola sobre o fenômeno da violência doméstica : estudo junto às escolas da rede pública municipal de São Leopoldo, RSpor
dc.typeDissertaçãopor
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