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Document type: Tese
Title: Comunicação e pós-modernidade : estudo das imagens não-comerciais na sociedade contemporânea
Author: Barros, Roberta Coelho 
Advisor: Ramos, Roberto José
Abstract (native): A partir da apresentação das Imagens não-comerciais e seu papel social como forma de Comunicação, propomos o estudo da relação entre essas Imagens e a Pós-Modernidade. Em um cenário onde o consumo é cada vez mais criticado, e as questões sociais e ambientais encontram lugar de destaque em todas as mídias, nos interessa apontar o uso de peças gráficas como meio de transmissão de mensagens que não têm como objetivo vender algum produto ou serviço. Assim, a partir do aporte teórico referendado pelas noções de Comunicação, Imagem, Design Gráfico, Publicidade, Propaganda, Sociedade de Consumo, Imaginário e Pós-Modernidade, trazidas através de autores como Hohlfeld, Martino e França, Meggs, Hollis, Bigal, Gomes, Baudrillard, Silva e Maffesoli, buscamos relacionar as Imagens não-comerciais e a Pós-Modernidade, no que diz respeito às suas características e particularidades. Logo, contamos com a perspectiva da Sociologia Compreensiva para a realização desta Pesquisa Qualitativa, na qual, com base nesses subsídios teóricos, analisamos seis peças gráficas representativas de nosso objeto de estudo. Ao final, observamos indícios de similaridade entre suas características, que nos levam a confirmar a relação entre as Imagens não-comerciais e o advento da sociedade Pós-Moderna.
Abstract (english): Starting by the introduction of noncommercial Imagens and its role as a means of Communication, we propose the study of these Images and its relation with Postmodernity. In a scenario where consumption is increasingly criticized, and social and environmental issues take a prominent place in all media, we are interested in pointing out the use of graphic design as a means of transmitting messages that are not intended to sell any product or service. Thus, from the theoretical endorsement of notions like Communication, Image, Graphic Design, Advertising, Propaganda, Consumption Society, Imaginary and Postmodernity, brought about by authors such as Hohlfeld, Martino and Fran/a, Meggs, Hollis, Bigal, Gomes, Baudrillard, Silva and Maffesoli, we seek to relate noncommercial Images with Post-Modernity, concerning its characteristics and peculiarities. Therefore, we use Comprehensive Sociology as a guideline for this qualitative research, in which, based on these theoretical data, we analyze six graphic posters representative of our object of study. At the end, we point out evidence of similarity between their features, which lead us to confirm the relation between noncommercial Images and the advent of Postmodern Society.
Keywords: COMUNICAÇÃO SOCIAL
PUBLICIDADE - ASPECTOS SOCIAIS
IMAGEM
SOCIEDADE DE CONSUMO
PÓS-MODERNIDADE - ASPECTOS SOCIAIS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citation: BARROS, Roberta Coelho. Comunicação e pós-modernidade : estudo das imagens não-comerciais na sociedade contemporânea. 2013. 248 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4545
Issue Date: 18-Jun-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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