Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBortolanza, Felipe-
dc.contributor.advisor1Wainberg, Jacques Alkalai-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781398T5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:19Z-
dc.date.available2011-04-18-
dc.date.issued2011-03-11-
dc.identifier.citationBORTOLANZA, Felipe. Jornais brasileiros e suas estratégias para sobreviver diante da concorrência do jornalismo online. 2011. 144 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4443-
dc.description.resumoA consolidação da internet como meio de comunicação acirrou a já disputada concorrência na busca da atenção do público. Ao ofertar texto e fotos em quantidades ilimitadas, o webjornalismo tirou do jornal o que, por mais de cinco séculos, foram exclusividades dele enquanto mídia de massa diária. O incremento tecnológico, surgido há 15 anos, ainda leva teóricos a profetizarem o fim da imprensa escrita, tendo como base a falência de famosos periódicos, especialmente nos Estados Unidos e em alguns centros europeus. No Brasil, contudo, este cenário é bem diferente. Ainda que o tempo médio dedicado à leitura venha diminuindo, crescem a circulação e, até mesmo, a variedade de títulos. Afinal, o que Redações brasileiras estão fazendo para ficar imunes à queda de circulação e fortalecer seu produto? Respostas virão ao analisar quatro ícones do atual jornalismo impresso, todos há mais de dez anos entre os dez mais vendidos: os tradicionais Folha de S. Paulo e Zero Hora e os populares Extra e Diário Gaúcho.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430795.pdf: 9743248 bytes, checksum: afa7df671f08fd7ec0c9355d8437a652 (MD5) Previous issue date: 2011-03-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13925/430795.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJORNALISMOpor
dc.subjectJORNALISMO IMPRESSOpor
dc.subjectWEBJORNALpor
dc.subjectJORNAIS - BRASILpor
dc.subjectGLOBALIZAÇÃOpor
dc.subjectINTERNETpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleJornais brasileiros e suas estratégias para sobreviver diante da concorrência do jornalismo onlinepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
430795.pdfTexto Completo9,51 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.