Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4438
Tipo do documento: Dissertação
Título: Jornalismo e literatura : a tribo jornalística de Erico Verissimo
Autor: Ritter, Eduardo 
Primeiro orientador: Hohlfeldt, Antonio Carlos
Resumo: A presente dissertação estuda a relação entre jornalismo e literatura a partir da elaboração de uma tipologia das personagens-jornalistas identificadas nos romances do jornalista e escritor Erico Verissimo. Entretanto, até chegar a essa tipologia, abordou-se a relação histórica entre os dois gêneros, desde a invenção da imprensa, passando pela Revolução Francesa, até o jornalismo e a literatura presentes no Brasil e no Rio Grande do Sul a partir da década de 1930. Também foram abordados a figura do jornalista-escritor e o New journalism, que são referências quando se trata desse tema. Outro aspecto importante é a biografia de Erico Verissimo, que demonstra a forte ligação que ele sempre teve com o jornalismo, vindo, inclusive, a ser o fundador-presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). A partir disso, tratou-se do jornalismo enquanto profissão e a formação do campo jornalístico. Na análise deste trabalho, constatou-se que Erico Verissimo criou 23 personagens-jornalistas que aparecem em 10 de seus 13 romances, formando uma verdadeira tribo jornalística, na concepção que o teórico Nelson Traquina (2005) dá ao termo. Após relembrar a tipologia dos jornalistas feita por Honoré de Balzac, o estudo apresentou uma tipologia própria das personagens-jornalistas, divididas em dois grandes grupos: o Jornalista Puro Sangue e o Sanguessuga. Enquanto o primeiro tipo é apaixonado pela profissão e se guia pela ética, o segundo pensa exclusivamente em tirar vantagens políticas e econômicas a partir da atividade jornalística. Nesse sentido, foram apresentados seis subgrupos que abrangem toda a tribo jornalística criada por Erico Verissimo. Para tanto, esse estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, sendo utilizada a pesquisa bibliográfica em todas as detapas desse estudo.
Palavras-chave: JORNALISMO - LITERATURA
LITERATURA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICA
VERÍSSIMO, ERICO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
JORNALISTAS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citação: RITTER, Eduardo. Jornalismo e literatura : a tribo jornalística de Erico Verissimo. 2011. 244 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4438
Data de defesa: 14-Jan-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
429991.pdfTexto Completo1,43 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.