Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4323
Document type: Tese
Title: As representações visuais do mal na comunicação : imaginário moderno e pós-moderno em imagens de A Divina Comédia e do filme Constantine
Author: Cappellari, Márcia Schmitt Veronezi 
Advisor: Rahde, Maria Beatriz Furtado
Abstract (native): A presente tese dispôs-se a investigar as representações visuais do mal, definindo como focos de análise as ilustrações de Gustave Doré para A Divina Comédia de Dante Alighieri e as imagens do filme Constantine, de Francis Lawrence. Para compreender como tais imagens se inseriram nos imaginários moderno e pós-moderno, buscamos na Filosofia o conceito de mal, de modo a compreender sua complexidade e adaptabilidade. Encontramos na Hermenêutica de Profundidade de John B. Thompson (1995) um caminho metodológico considerado eficaz para proceder as investigações necessárias e chegar aos resultados obtidos de modo a confirmar nossa tese. Através desta metodologia foi possível analisar as imagens como formas simbólicas e a partir das análises formal-discursiva e sócio-histórica proceder uma interpretação/reinterpretação do objeto pesquisado. Deste modo, cremos ter confirmado nossa proposta, chegando aos resultados de que as representações visuais do mal estão sujeitas ao imaginário de seu tempo. Na modernidade, carregam uma forte carga moral decorrente do discurso racionalista e, na pós-modernidade, são influenciadas por um modo de vida menos determinista, que provoca uma aproximação entre os conceitos de bem e de mal.
Keywords: COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIO
IMAGENS - REPRESENTAÇÃO
COMUNICAÇÃO VISUAL
BEM E MAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citation: CAPPELLARI, Márcia Schmitt Veronezi. As representações visuais do mal na comunicação : imaginário moderno e pós-moderno em imagens de A Divina Comédia e do filme Constantine. 2007. 353 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4323
Issue Date: 17-Dec-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
399213.pdfTexto Completo16.33 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.