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dc.creatorCappellari, Márcia Schmitt Veronezi-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751272P2por
dc.contributor.advisor1Rahde, Maria Beatriz Furtado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788605H0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:40:40Z-
dc.date.available2008-03-14-
dc.date.issued2007-12-17-
dc.identifier.citationCAPPELLARI, Márcia Schmitt Veronezi. As representações visuais do mal na comunicação : imaginário moderno e pós-moderno em imagens de A Divina Comédia e do filme Constantine. 2007. 353 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4323-
dc.description.resumoA presente tese dispôs-se a investigar as representações visuais do mal, definindo como focos de análise as ilustrações de Gustave Doré para A Divina Comédia de Dante Alighieri e as imagens do filme Constantine, de Francis Lawrence. Para compreender como tais imagens se inseriram nos imaginários moderno e pós-moderno, buscamos na Filosofia o conceito de mal, de modo a compreender sua complexidade e adaptabilidade. Encontramos na Hermenêutica de Profundidade de John B. Thompson (1995) um caminho metodológico considerado eficaz para proceder as investigações necessárias e chegar aos resultados obtidos de modo a confirmar nossa tese. Através desta metodologia foi possível analisar as imagens como formas simbólicas e a partir das análises formal-discursiva e sócio-histórica proceder uma interpretação/reinterpretação do objeto pesquisado. Deste modo, cremos ter confirmado nossa proposta, chegando aos resultados de que as representações visuais do mal estão sujeitas ao imaginário de seu tempo. Na modernidade, carregam uma forte carga moral decorrente do discurso racionalista e, na pós-modernidade, são influenciadas por um modo de vida menos determinista, que provoca uma aproximação entre os conceitos de bem e de mal.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:40:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399213.pdf: 16716920 bytes, checksum: d713291bc89154d625c9d9dddbb26730 (MD5) Previous issue date: 2007-12-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/8411/399213.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIOpor
dc.subjectIMAGENS - REPRESENTAÇÃOpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO VISUALpor
dc.subjectBEM E MALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleAs representações visuais do mal na comunicação : imaginário moderno e pós-moderno em imagens de A Divina Comédia e do filme Constantinepor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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