Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/431
Document type: Dissertação
Title: Limites e possibilidades da economia solidária no contexto das transformações do mundo do trabalho : a experiência da incubadora de cooperativas populares da Universidade Católica de Pelotas
Author: Gaivizzo, Soledad Bech
Advisor: Reis, Carlos Nelson dos
Abstract (native): No Brasil, as transformações do mundo do trabalho, decorrentes do processo de reestruturação produtiva e da reforma do Estado, a partir da década de 1990, implicaram o aumento dos níveis de desemprego, a precarização das relações, das condições de trabalho, entre outros problemas. Entre as muitas conseqüências desses processos está a proliferação e ampliação da exclusão social. No contexto dessas mudanças na esfera do trabalho e em uma conjuntura desfavorável para os trabalhadores, surgem importantes iniciativas de apoio à economia solidária, como uma reação às conseqüências determinadas pelos processos em curso. Entre essas iniciativas incluíram-se as universidades brasileiras, através das Incubadoras de Cooperativas Populares. Ao atuar nesse campo, as incubadoras trazem para a academia outros debates, outras experiências, sinalizando a possibilidade de ressignificação de seu papel na sociedade. Nessa perspectiva, esta dissertação tem por objetivo analisar a experiência da prática da economia solidária proposta pelas universidades, através das incubadoras de cooperativas de cunho popular, tomando como referência a proposta da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Católica de Pelotas.
Keywords: SERVIÇO SOCIAL
TRABALHO E TRABALHADORES
COOPERATIVAS
COOPERATIVISMO - BRASIL
INCUBADORA EMPRESARIAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Serviço Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citation: GAIVIZZO, Soledad Bech. Limites e possibilidades da economia solidária no contexto das transformações do mundo do trabalho : a experiência da incubadora de cooperativas populares da Universidade Católica de Pelotas. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/431
Issue Date: 24-Mar-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
346811.pdfTexto Completo621.54 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.