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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/398
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Rocha, Maria Aparecida Marques da | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723138U7 | por |
dc.contributor.advisor1 | Guimarães, Gleny Terezinha Duro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767048P6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:20:01Z | - |
dc.date.available | 2008-04-11 | - |
dc.date.issued | 2008-03-31 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Maria Aparecida Marques da. Processo de inclusão ilusória : a condição do jovem bolsista universitário. 2008. 266 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/398 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa investiga o acesso e a permanência do jovem bolsista na universidade comunitária. O objetivo central do estudo constitui-se em analisar como a moratória juvenil (vital e social) é interpelada pelo jovem bolsista na sua trajetória para a formação acadêmica na universidade comunitária. O pressuposto teórico central parte de uma concepção sócio-histórica e dialética da realidade, e, portanto, dos fenômenos sociais. O estudo dialoga sobre o processo de exclusão/inclusão social do jovem bolsista universitário. Analisa a criação da universidade no Brasil e no Rio Grande do Sul até os dias atuais e seus desafios e detém-se sobre a universidade comunitária e os processos de inclusão social que utiliza por meio dos programas de bolsas de estudo, como da Bolsa Filantropia e o Programa Universidade para Todos PROUNI. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Os sujeitos da pesquisa são os jovens bolsistas e os gestores vinculados aos programas de concessão de bolsa de estudo de uma universidade comunitária. Como resultado da pesquisa, foi possível observar que na busca pela ascensão social o jovem bolsista ingressa na universidade comunitária para fazer sua formação acadêmica, deparando-se com inúmeras dificuldades pela sua condição socioeconômica cultural que obstaculiza a sua permanência na Instituição de Ensino Superior com maior tranqüilidade. O sistema de ensino superior brasileiro preconiza e defende que o jovem bolsista, por ter uma bolsa de estudos, tem assegurada a sua total inclusão na universidade comunitária. Constatase isso na realidade acadêmica? Não seria um processo de inclusão ilusória essa condição do jovem bolsista universitário?. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:20:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400152.pdf: 1329237 bytes, checksum: f78bb0cc3627a2043969c08c59b196cf (MD5) Previous issue date: 2008-03-31 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6387/400152.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Serviço Social | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | JOVENS - EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS - ASPECTOS SOCIAIS | por |
dc.subject | UNIVERSIDADES - BRASIL - ASPECTOS SOCIAIS | por |
dc.subject | EXCLUSÃO SOCIAL | por |
dc.subject | INCLUSÃO SOCIAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.title | Processo de inclusão ilusória : a condição do jovem bolsista universitário | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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400152.pdf | Texto Completo | 1,3 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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