Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3759
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação, vivência e desempenho do educador social : percepção e expectativas
Autor: Chagas, Cristiane Vieira 
Primeiro orientador: Engers, Maria Emília Amaral
Resumo: O presente estudo investiga a formação, as vivências e as expectativas do educador social, na prática do trabalho não-formal. Ouvi estes educadores contando suas caminhadas profissionais, bem como observei a realidade de suas práticas educativas, voltando a atenção ao contexto institucional, com seu paradigma social e as concepções educacionais presentes. Essa pesquisa foi guiada pelo paradigma qualitativo de pesquisa e pela abordagem do Estudo de caso. Como o objetivo central de conhecer melhor os atores desta práxis educativa, mergulhei em seus ofícios. Para a coleta de dados, utilizei entrevistas semi-estruturadas e dialógicas, bem como voltei meu olhar para a história da Congregação a que este grupo de educadores pertence. Ainda mantive observações em reuniões, momentos educativos e de lazer de educadores e educandos, para compreender o contexto vivenciado por este grupo. Contei com depoimentos de 14 educadores, incluindo equipe coordenadora da Instituição, na coleta de dados. O estudo trouxe à tona a realidade de um grupo que está atuante na educação e formação de jovens e buscam desempenhar seu ofício com muito empenho e dedicação, porém carentes de fundamentação pedagógica em sua ação educativa. São pessoas engajadas em um projeto de promoção desta juventude, baseando seu enfoque educativo no amor e na formação humana. Eles utilizam os conceitos e preceitos fomentados pela instituição, mas carecem de uma identidade de grupo comprometido com a reflexão constante, pensante sobre o sentido de seu ofício. Os depoimentos revelam os sentimentos destes educadores, elucidando a pouca valorização social, o reconhecimento de suas limitações, mas boa parte deles tem a vontade de ir além. Parece ser importante um maior envolvimento institucional no sentido de incentivar uma educação continuada de qualidade, para que estes educadores sociais desempenhem seu papel com maior segurança, melhor embasados e conscientes da importância de seu trabalho para que os jovens que estão buscando ajuda, especialmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social, possam alcançar uma certa liberdade, mais segurança, autonomia e sejam agentes de transformação social
Palavras-chave: PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO POPULAR
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CHAGAS, Cristiane Vieira. Formação, vivência e desempenho do educador social : percepção e expectativas. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3759
Data de defesa: 11-Jan-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
386839.pdfTexto Completo4,81 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.