Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChagas, Cristiane Vieira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716194Z9por
dc.contributor.advisor1Engers, Maria Emília Amaral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:33Z-
dc.date.available2007-03-29-
dc.date.issued2007-01-11-
dc.identifier.citationCHAGAS, Cristiane Vieira. Formação, vivência e desempenho do educador social : percepção e expectativas. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3759-
dc.description.resumoO presente estudo investiga a formação, as vivências e as expectativas do educador social, na prática do trabalho não-formal. Ouvi estes educadores contando suas caminhadas profissionais, bem como observei a realidade de suas práticas educativas, voltando a atenção ao contexto institucional, com seu paradigma social e as concepções educacionais presentes. Essa pesquisa foi guiada pelo paradigma qualitativo de pesquisa e pela abordagem do Estudo de caso. Como o objetivo central de conhecer melhor os atores desta práxis educativa, mergulhei em seus ofícios. Para a coleta de dados, utilizei entrevistas semi-estruturadas e dialógicas, bem como voltei meu olhar para a história da Congregação a que este grupo de educadores pertence. Ainda mantive observações em reuniões, momentos educativos e de lazer de educadores e educandos, para compreender o contexto vivenciado por este grupo. Contei com depoimentos de 14 educadores, incluindo equipe coordenadora da Instituição, na coleta de dados. O estudo trouxe à tona a realidade de um grupo que está atuante na educação e formação de jovens e buscam desempenhar seu ofício com muito empenho e dedicação, porém carentes de fundamentação pedagógica em sua ação educativa. São pessoas engajadas em um projeto de promoção desta juventude, baseando seu enfoque educativo no amor e na formação humana. Eles utilizam os conceitos e preceitos fomentados pela instituição, mas carecem de uma identidade de grupo comprometido com a reflexão constante, pensante sobre o sentido de seu ofício. Os depoimentos revelam os sentimentos destes educadores, elucidando a pouca valorização social, o reconhecimento de suas limitações, mas boa parte deles tem a vontade de ir além. Parece ser importante um maior envolvimento institucional no sentido de incentivar uma educação continuada de qualidade, para que estes educadores sociais desempenhem seu papel com maior segurança, melhor embasados e conscientes da importância de seu trabalho para que os jovens que estão buscando ajuda, especialmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social, possam alcançar uma certa liberdade, mais segurança, autonomia e sejam agentes de transformação socialpor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 386839.pdf: 4920524 bytes, checksum: 7dc7043a8f6051af1cd9f373c6f39875 (MD5) Previous issue date: 2007-01-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9352/386839.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectEDUCAÇÃO POPULARpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação, vivência e desempenho do educador social : percepção e expectativaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
386839.pdfTexto Completo4,81 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.