Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3745
Document type: Dissertação
Title: Educação não-formal : a contribuição da música para a educação da sensibilidade na adultez
Author: Balbinot, Gustavo 
Advisor: Mosquera, Juan José Mouriño
Abstract (native): A presente pesquisa teve como objetivo principal verificar como a Música contribui para a Educação da Sensibilidade na Adultez, participando da pesquisa cinquenta e cinco educadoras do ensino básico e fundamental da rede Municipal de Ensino da cidade de Nova Prata, no interior do Estado do Rio Grande do Sul, enquanto pessoas adultas, em processo de formação e amadurecimento pessoal constante. A pesquisa de campo, qualitativa, contou com a aplicação de uma oficina dividida em três etapas: Pré-oficina, Oficina de Música e Pósoficina. As questões elaboradas para cada momento da Oficina foram respondidas pelas educadoras em um caderno diário em que cada uma pôde fazer seus registros. O referencial teórico foi desenvolvido a partir de conceitos, tais como: educação não-formal, sensibilidade, Música e vida adulta. Através dos registros dos cadernos foi possível coletar dados que atestam a importância da Música na educação da sensibilidade. Os dados foram analisados utilizando a técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2004), resultando nas seguintes categorias correspondentes, que vêm ao encontro dos objetivos propostos nesta pesquisa: 1- Música e desenvolvimento da Afetividade, 2- Música e Sensibilidade, 3- Música e Práticas Educativas, 4- Música e Sentido de Vida, 5- Música e Autocuidado, e 6- Música e Espiritualidade. Esta pesquisa trata do desenvolvimento da sensibilidade na adultez através da Música, em espaços e momentos não-formais de educação, gerando possibilidades de relações e encontro consigo mesmo e com as outras pessoas, em especial no meio educativo formal. Através de canções, compostas de letras que refletem a dimensão espiritual, a pesquisa gerou momentos de sensibilização e perspectivas de aplicação na vida e prática educativa.
Abstract (english): The main objective of this research was to verify how Music contributes to the Sensitivity Education in Adulthood. It featured the participation of fifty-five elementary and middle school educators, as adults in a constant personal development and maturing process, of the Municipal Educational System of the city of Nova Prata, located in the countryside of the State of Rio Grande do Sul. The qualitative field research featured a workshop divided into three stages: Pre-Workshop, Music Workshop and Post-Workshop. The questions prepared for each moment of the workshop were answered by the educators in a diary, in which each one of them was able to keep their records. The theoretical framework was developed based on the following concepts: non-formal education, sensitivity, music and adult life. Based on the records in the diaries, it was possible to collect data that proved the importance of Music in sensitivity education. The main objective of this research was to verify how Music contributes to the Sensitivity Education in Adulthood. It featured the participation of fifty-five elementary and middle school educators, as adults in a constant personal development and maturing process, of the Municipal Educational System of the city of Nova Prata, located in the countryside of the State of Rio Grande do Sul. The qualitative field research featured a workshop divided into three stages: Pre-Workshop, Music Workshop and Post-Workshop. The questions prepared for each moment of the workshop were answered by the educators in a diary, in which each one of them was able to keep their records. The theoretical framework was developed based on the following concepts: non-formal education, sensitivity, music and adult life. Based on the records in the diaries, it was possible to collect data that proved the importance of Music in sensitivity education
Keywords: EDUCAÇÃO DE ADULTOS
MÚSICA NO ENSINO
AFETIVIDADE
EDUCAÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: BALBINOT, Gustavo. Educação não-formal : a contribuição da música para a educação da sensibilidade na adultez. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3745
Issue Date: 8-Jan-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
447034.pdfTexto Completo1.27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.