Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3703
Document type: Dissertação
Title: Ensino fundamental de nove anos e possíveis implicações no processo de alfabetização : um estudo de caso
Author: Brandão, Melissa de Oliveira Machado 
Advisor: Fernandes, Cleoni Maria Barboza
Abstract (native): O presente estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa Formação, Política e Práticas em Educação ; estando vinculado ao projeto de pesquisa Formação continuada de professores alfabetizadores e processos de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. A investigação constituiu-se de um estudo de caso, sustentado por autores como Marli André (1995), e teve como objetivo compreender de que forma está ocorrendo a implantação do Ensino Fundamental de nove anos e suas possíveis implicações no processo de alfabetização de uma turma de primeiro ano do Ensino Básico de uma Escola Pública Estadual da capital metropolitana. A partir da metodologia qualitativa, a observação contínua foi uma das estratégias para coleta de dados, utilizando-me de registros das diversas situações cotidianas por meio de um diário de campo, entrevistas semi-estruturadas com a professora regente da turma de primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual. A pesquisa foi traçada a partir do ensino de nove anos, envolvendo a concepção de infância, os processos de letramento e alfabetização que estão sendo oferecidos para as crianças ingressantes com seis anos de idade no Ensino Básico e conhecer a forma como aconteceu o ritual de passagem entre Educação Infantil e o Ensino Fundamental para esses sujeitos partícipes desta pesquisa, buscando alternativas para que haja uma continuidade nessa relação. O estudo foi embasado em teóricos como Euclides Redin, Jean Piaget, Magda Soares, Paulo Freire, Walter Kohan dentre outros.
Abstract (english): The present study was developed in the research line training, political and practice in education as being linked to the research Project Continuing education of teachers of literacy and literacy in the early years of elementary school , coordinated by professor Dr.ª Cleoni Maria Barboza Fernandes. The investigation consisted of a case study, supported by authors such as Marli André (1995), and aimed to understand how the deployment is going to elementary school for nine years and its possible implications in the process of a literacy class the first years of basic education in a state school of metropolitan capital. From the qualitative methodology, continuous observation was one of the strategies for data collection, using me records of various everyday situations through a field diary, semi-structured interviews with the teacher oh the ruling class of the first year of secondary fundamental public schools. The survey was drawn from nine years of teaching, involving the concept of childhood, the processes of literacy and literacy that are being offered for children entering with six years of age in primary school and know how it happened rite of passage between kindergarten and elementary school for these subjects participated in this research, looking for alternatives so that there is a continuity in this relationship. The study was based on a theoretical as Euclides Redin, Jean Piaget, Magda Soares, Paulo Freire, Walter Kohan among others.
Keywords: EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO - QUALIDADE
ALFABETIZAÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: BRANDÃO, Melissa de Oliveira Machado. Ensino fundamental de nove anos e possíveis implicações no processo de alfabetização : um estudo de caso. 2012. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3703
Issue Date: 12-Jan-2012
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
437485.pdfTexto Completo720.59 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.