Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3692
Document type: Dissertação
Title: O desenvolvimento moral das crianças na escola : a percepção da comunidade
Author: Camargo, Liseane Silveira 
Advisor: Santos, Bettina Steren dos
Abstract (native): Este estudo refere-se ao desenvolvimento da moralidade infantil na instituição escolar. A escola é uma instituição social e que trabalha com o desenvolvimento da aprendizagem. Entre as suas funções está a formação moral das crianças função que permeia o trabalho educativo. O desenvolvimento moral, com base nos estudos de Jean Piaget, é oportunizado através das relações sociais que envolvem regras, autoridade e respeito. O estudo apóia-se na forma como são estabelecidas as relações sociais e o respeito entre os envolvidos na relação. Piaget apresenta dois tipos de moral: a moral heterônoma, baseada no respeito unilateral, e a moral autônoma, baseada no respeito mútuo. O desenvolvimento da moralidade visa a autonomia moral, como uma meta. Para o seu alcance são necessárias condições sociais e cognitivas que permitam ao indivíduo observar o contexto e os demais pontos de vista existentes nas relações. Esta pesquisa buscou investigar como representantes da comunidade escolar (aluno, família, professor, funcionário e equipe diretiva) de uma instituição escolar da rede estadual do Rio Grande do Sul, do município de Porto Alegre, percebem, nas funções da escola, o desenvolvimento da moralidade e o quanto se percebem atuantes nesta formação. É uma pesquisa qualitativa, feita através da análise de conteúdo de entrevistas. Os grupos entrevistados foram analisados através de suas percepções, em três categorias de análise: quanto às funções da escola, entre elas o desenvolvimento moral; quanto às regras da instituição e às formas de estabelecer respeito com elas; e quanto à participação na formação moral das crianças.A pesquisa procurou identificar as semelhanças nas percepções dos grupos entrevistados, como, também, aspectos trazidos por cada grupos e considerados relevantes para o tema da investigação. Entre as considerações mais relevantes desta pesquisa estão o sentimento dos grupos de alunos e funcionários com relação à participação no desenvolvimento moral das crianças dentro da instituição e à forma de argumentar de alguns integrantes dos grupos formados por adultos, que apoiaram suas reivindicações no trabalho do outro. Esta pesquisa pretende auxiliar no trabalho educativo exercido na escola com relação à formação moral e trazer fundamentos para futuras reflexões sobre o assunto.
Keywords: DESENVOLVIMENTO INFANTIL
ENSINO - ASPECTOS SOCIAIS
EDUCAÇÃO MORAL
PIAGET, JEAN - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CAMARGO, Liseane Silveira. O desenvolvimento moral das crianças na escola : a percepção da comunidade. 2007. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3692
Issue Date: 11-Jan-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
386389.pdfTexto Completo1.57 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.