Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3692
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Camargo, Liseane Silveira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4263870T8 | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Bettina Steren dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782431T9 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:18Z | - |
dc.date.available | 2007-01-18 | - |
dc.date.issued | 2007-01-11 | - |
dc.identifier.citation | CAMARGO, Liseane Silveira. O desenvolvimento moral das crianças na escola : a percepção da comunidade. 2007. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3692 | - |
dc.description.resumo | Este estudo refere-se ao desenvolvimento da moralidade infantil na instituição escolar. A escola é uma instituição social e que trabalha com o desenvolvimento da aprendizagem. Entre as suas funções está a formação moral das crianças função que permeia o trabalho educativo. O desenvolvimento moral, com base nos estudos de Jean Piaget, é oportunizado através das relações sociais que envolvem regras, autoridade e respeito. O estudo apóia-se na forma como são estabelecidas as relações sociais e o respeito entre os envolvidos na relação. Piaget apresenta dois tipos de moral: a moral heterônoma, baseada no respeito unilateral, e a moral autônoma, baseada no respeito mútuo. O desenvolvimento da moralidade visa a autonomia moral, como uma meta. Para o seu alcance são necessárias condições sociais e cognitivas que permitam ao indivíduo observar o contexto e os demais pontos de vista existentes nas relações. Esta pesquisa buscou investigar como representantes da comunidade escolar (aluno, família, professor, funcionário e equipe diretiva) de uma instituição escolar da rede estadual do Rio Grande do Sul, do município de Porto Alegre, percebem, nas funções da escola, o desenvolvimento da moralidade e o quanto se percebem atuantes nesta formação. É uma pesquisa qualitativa, feita através da análise de conteúdo de entrevistas. Os grupos entrevistados foram analisados através de suas percepções, em três categorias de análise: quanto às funções da escola, entre elas o desenvolvimento moral; quanto às regras da instituição e às formas de estabelecer respeito com elas; e quanto à participação na formação moral das crianças.A pesquisa procurou identificar as semelhanças nas percepções dos grupos entrevistados, como, também, aspectos trazidos por cada grupos e considerados relevantes para o tema da investigação. Entre as considerações mais relevantes desta pesquisa estão o sentimento dos grupos de alunos e funcionários com relação à participação no desenvolvimento moral das crianças dentro da instituição e à forma de argumentar de alguns integrantes dos grupos formados por adultos, que apoiaram suas reivindicações no trabalho do outro. Esta pesquisa pretende auxiliar no trabalho educativo exercido na escola com relação à formação moral e trazer fundamentos para futuras reflexões sobre o assunto. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 386389.pdf: 1607789 bytes, checksum: fc6391794fb00bf45fdffa87cea44003 (MD5) Previous issue date: 2007-01-11 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13439/386389.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | DESENVOLVIMENTO INFANTIL | por |
dc.subject | ENSINO - ASPECTOS SOCIAIS | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO MORAL | por |
dc.subject | PIAGET, JEAN - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O desenvolvimento moral das crianças na escola : a percepção da comunidade | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
386389.pdf | Texto Completo | 1,57 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.