Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3664
Tipo do documento: Tese
Título: Entre medos e ousadias : resistências educativas pela reinvenção das lutas do "ser mais" e a atualidade do legado freireano
Autor: Zimmer, Rosane Oliveira Duarte 
Primeiro orientador: Pereira, Marcos Villela
Resumo: O escopo que desencadeou este trabalho de pesquisa foi tencionado pela necessidade de enriquecimento da discussão sobre a formação de educadores no chão da escola pública. Com ele, pretendeu-se dar a condição de narrador, voz àqueles que, tomados pela resistência, permanecem à frente das carteiras populares do Estado gaúcho; àqueles que, muitas vezes, se veem como objeto de tradução das próprias experiências por outros que nem mesmo absorveram, ou ainda, que não incorporaram o cotidiano de enfrentamento do ofício docente em tempo de tanta hibridez, tempo de um presente implexo. A sistemática da investigação teve como inspiração registros originários da "leitura insinuada" de aproximadamente 70 resenhas acerca da obra dialogada entre Freire e Shor: "Medo e ousadia: o cotidiano do professor", bem como pelo estudo em grupo da mesma no chão de uma escola pública do bairro Guajuviras em Canoas/RS. Logo, a inserção das categorias "medo" e "ousadia" e suas relações com a prática do educador se configuraram como desdobramento da categoria fundante do humanismo freireano, o "ser mais", que carrega a urgência e a necessidade de humanização do mundo, um substrato às resistências educativas pela reinvenção das lutas possíveis em tempos de hibridismos. A metodologia utilizada foi da Pesquisa Participante promovida por Carlos Rodrigues Brandão, seguida da Análise Textual Discursiva explorada por Roque Moraes com intento de constituir-se em elemento de contribuição ao agir, pensar e sentir o ofício docente. Tencionou-se, desse modo, pela tradução da relevância da obra "Medo e ousadia" para além do chão da escola, para a (re)transformação permanente de educadores, que, longe de ingenuidades, reconheceram os limites da educação, sem se desviarem de suas possibilidades.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
FREIRE, PAULO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
HUMANISMO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ZIMMER, Rosane Oliveira Duarte. Entre medos e ousadias : resistências educativas pela reinvenção das lutas do "ser mais" e a atualidade do legado freireano. 2011. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3664
Data de defesa: 12-Jan-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
430433.pdfTexto Completo6,66 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.