Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3647
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Professores e paradigmas em transição : saberes, rupturas, limites e desafios |
Autor: | Simon, Marinice Souza |
Primeiro orientador: | Fernandes, Cleoni Maria Barboza |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo conhecer e compreender o pensamento e a reação de professores e supervisores diante da necessidade iminente de uma ruptura paradigmática na educação. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, usando o estudo de caso, na busca de analisar a realidade, conversar e participar das reflexões dos interlocutores com o propósito de entender a complexidade dos fenômenos educativos amparados nas concepções paradigmáticas dos mesmos. Para a coleta de dados utilizaram-se entrevistas semiestruturadas e observações assistemáticas da ação docente no cotidiano escolar. Os resultados indicaram que os sujeitos dessa investigação percebem o descompasso da escola com o mundo, em constante transformação. Entendem a necessidade de uma nova postura docente que atenda à demandas atuais, respaldada por uma mudança paradigmática que responda à questões emergentes. Contudo, não conseguem se perceber como agentes das mudanças preconizadas, com a possibilidade de enfrentar ou superar o paradigma dominante presente no contexto educacional. Os principais teóricos e autores que sustentam esse trabalho são Paulo Freire, Boaventura Sousa Santos, Álvaro Vieira Pinto, Ira Shor, Maurice Tardif, Hugo Assmann, Rafael Yus, Therezinha Rios e Cleoni Barboza Fernandes dentre outros. |
Palavras-chave: | PARADIGMAS (EDUCAÇÃO) PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL PEDAGOGIA |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SIMON, Marinice Souza. Professores e paradigmas em transição : saberes, rupturas, limites e desafios. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3647 |
Data de defesa: | 18-Jan-2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
422394.pdf | Texto Completo | 393,64 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.